terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA DOS MILITARES - OLINDA


Localizada na Rua da Saudade – a que vai dar no cemitério de Olinda – a singela Igreja de São joão Batista dos Militares foi erguida na segunda metade do Século XVI, numa colina suave, sendo avistada de alguns lugares como se fosse um cartão-postal.

Sabe-se que foi este o único templo a ser inteiramente preservado do incêndio ateado pelos holandeses, em 1631. É possível que isso decorra do fato de ter ela pertencido à milícia (daí seu nome completo seja “São João Batista dos Militares”) e ela tenha servido como quartel-general para os invasores.

O interior é simples. No altar-mor da capela está o padroeiro – São João Batista – tão conhecido e venerado pelo Brasil afora mas tão pouco homenageado em igrejas com seu nome. Essa é, inclusive, a primeira a ter recebido essa denominação.

Na face exterior vê-se uma só torre e um interessante brasão, acima da porta central. Integra o belo conjunto de igrejas de uma Olinda que nasceu católica e, na Procissão dos Passos, é dela que parte a imagem da Virgem Maria, descendo a ladeira, para o encontro com seu Filho carregando a cruz, solene momento em que se dá o “sermão do encontro”, que avalia o papel de Maria no caminho do calvário.

Nenhum comentário: