sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

OS NICHOS DE OLINDA


Existem em Olinda cinco NICHOS, fechados ao longo do ano inteiro e abertos apenas na Quaresma, para as reflexões da Procissão dos Passos, que percorre as ladeiras dos sítios históricos, na sexta-feira que antecede a Semana Santa.

São pequenas capelas em alvenaria que, no passado, eram 14 (compondo a Via Sacra), distribuídas entre o Recife e Olinda, levando os fiéis a pararem diante delas, para refletirem sobre os acontecimentos que culminaram com a morte e a ressurreição de Jesus. Depois, o abandono dos homens e dos tempos reduziu a cinco as “capelas” popularmente chamadas de NICHOS, afora uma sexta capela, de devoção mariana.

Quais são e onde estão esses PASSOS?

O 1º está localizado no alto da Sé, ao lado do Museu de Arte Sacra de Pernambuco (antigo Palácio dos Bispos), na Rua Bispo Coutinho. Nele está a imagem de “Jesus no monte das Oliveiras, em oração”, esculpida em madeira de cedro, em estilo barroco. Datado de 1809, é muito bem conservado, com porta almofadada e compõe, com o prédio que lhe é vizinho, um lindo ambiente religioso.

O 2º passo, está localizado no frontispício da Igreja do Amparo. Sua descoberta é recente e sua inclusão no percurso da procissão, também. Nele estão as imagens de “Jesus encontrando-se com sua Mãe, Maria” Data de 1773.

O 3º fica nos Quatro Cantos, quase desapercebido por quem passa, numa parede lateral do casario daquele espaço olindense. Representa o “Senhor Jesus atado, apresentado ao povo sentado na Pedra Fria”, também chamado, popularmente, de “Passo do Castelhano”. imagem do século XIX, e data de 1773.


O 4º - se ergue na Ribeira, na Rua Bernardo Vieira de Melo, diante de uma rica paisagem de Olinda e do Recife e representa “O Cristo carregando a Cruz” e data também de 1773. Sua porta é de madeira almofadada, em estilo colonial barroco, com volutas e arabescos. Possui um emblema alusivo à Paixão de Cristo.

O 5º se localiza na Rua 27 de Janeiro, próximo à Igreja de São Pedro Mártir e sua imagem é o “Senhor Jesus atado à Coluna do Suplício”. Diante dele acontecem as “três quedas” de Jesus, a caminho do Calvário.

Havia um 6º Nicho, próximo a este e que se arruinou e era nele que - no passado - a Procissão dos Passos se iniciava.

Além desses NICHOS com cenas da Paixão de Cristo, há um outro, anexo ao Mercado da Ribeira, dedicado à Virgem Maria, diante do qual é rezado o Terço todos os anos, durante o mês de Maio.

Nenhum comentário: