terça-feira, 10 de março de 2009

FOI PELO MAR QUE VIERAM OS CONQUISTADORES...


Desde sempre, os homens aventuraram-se no mar, à procura de novas terras... O interesse pela conquista e a curiosidade pelas descobertas atiçaram gente de tempos remotos, que cresceram em seus domínios, tornaram-se poderosos e acreditaram viver melhor assim. Por séculos essa busca desenfreada continuou a ocorrer. Inventaram-se os meios. Melhoraram e diversificaram embarcações, para partir mar a fora, rumo ao desconhecido. E a consciência de mundo foi sendo ampliada.

Até o século XX - além das arriscadas e sofridas jornadas terrestres - era o mar que cumpria o papel de ser rota, caminho, meio para as partidas e chegadas. Até que o desenvolvimento da humanidade fosse sendo provido de descobertas arrojadas, levando para o ar os sonhos de conquista, com o surgimento do avião e tudo aquilo que se seguiu, no campo das invenções de sábios e estudiosos.

O homem deu asas ao homem para que ele fosse mais longe, mais rápido, mais ousado ainda... Mas o gosto por travessias marítimas não se extinguiu. E, nos últimos anos, o mar como lazer tornou-se uma alternativa mundial de conhecer lugares, permitindo o crescimento do segmento dos cruzeiros marítimos.

Foi assim com Fernando de Noronha. Descoberta casualmente através do mar, o Arquipélago isolado no Atlântico só contaria com o mar para a sobrevivência de quem lá fosse viver (fosse qual fosse a razão da ida), até que aviões cruzassem os céus e também o fizessem. Mas a descoberta do lazer náutico em temporadas de cruzeiros marítimos só viria a ser assumida na década de 1990, com períodos regulares de navios, sendo o Funchal o primeiro a manter a rota anual de procura, encantando turistas que descobriam, aparentemente tão tarde, que “navegar é preciso”.

Essas reflexões surgem quando está sendo encerrada a temporada 2008/2009 do navio New Pacific, que deu continuidade à esse costume saudável e emocionante de fazer-se turismo, conduzindo passageiros ávidos por conhecer aquele espaço insular de forma inusitada, navegando pelo nordeste e tendo como coroação da ida a chegada e permanência na ilha por um curto espaço de tempo.

Outras chances virão no futuro, creio! Quem sabe mais cedo do que se imagina e sonha...

Um comentário:

Unknown disse...

Vale salientar que o encerramento da temporada do New Pacific, se deu com chave de ouro, com a presença da Pesquisadora Marieta Borges, onde todas as frases originadas pela mesma eram preciosas aulas sobre o arquipélago, o que permitiu transformar o cruzeiro em cultura.