terça-feira, 10 de março de 2009

ALGUMAS CURIOSIDADES DO RECIFE

Você sabia?

Que na Matriz do Santíssimo Sacramento, no bairro de Santo Antônio (comumente chamada de “Paróquia de Santo Antônio”), os santos Reis Magos estão no altar lateral à esquerda do templo?

Que na Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, na Rua Nova há, no teto, uma pintura de Nossa Senhora grávida, vendo-se o seu divino Filho através do seu ventre descoberto?

Que a Igreja das Fronteiras, no bairro da Boa Vista, foi o lugar escolhido por Dom Helder Camara, para viver, tendo como dormitório a simplicidade de um quarto nos fundos do altar-mor?

Que o nome completo dessa Igreja é “Nossa Senhora da Assunção das Fronteiras da Estância de Henrique Dias”, sendo esse o lugar histórico do Terço (grupamento) de negros, comandados por Henrique Dias, um dos heróis da luta contra os holandeses?

Que a imagem principal de Nossa Senhora do Carmo, na Basílica do Carmo, possui duas coroas especialmente doadas pelo povo pernambucano, sendo uma de prata (usada no dia-a-dia) e outra em ouro e pedras preciosas, guardada no cofre de um banco, somente sendo trazida à Basílica sob forte segurança, no dia 16 de julho a cada ano, dia da festa da padroeira da Capital pernambucana?

Que a Igreja de São Pedro dos Clérigos, situada no Pátio de São Pedro, no centro da cidade, é a Co-Catedral do Arcebispado de Olinda e Recife, dividindo com a Sé-Catedral de Olinda as honras de abrigar solenidades especiais da Arquidiocese?

Que por um longo tempo essa honraria foi provisioriamente retirada da Igreja de São Pedro e transferida para a Igreja da Madre de Deus, no bairro do Recife, porque a fumaça e o pó gerados pela torrefação de café de uma fábrica situada nas proximidades do templo, escureceu e cobriu de pó as belas talhas douradas dos retábulos, fechando-se a igreja por anos e anos?

Que, lamentavelmente, na restauração da Igreja de São Pedro dos Clérigos, parte do ouro foi danificado, pelo excesso de pó que cobria todos os adornos em madeira, deixando tudo com a madeira evidente e muito pouco do douramento anterior?

E que a Igreja da Madre de Deus, não mais Co-Catedral do Arcebispado, teve concluída recentemente sua completa restauração, que fez reflorescer o seu esplendor de outrora?

Um comentário:

Anisio Neto disse...

Intressantissimo!
adorei todas essas curiosidades e espero poder utilizar algumas no meu livro que estou escrevendo!

grande abraço!

Anisio Neto