quinta-feira, 16 de abril de 2009

OBRAS COMPLETAS DE DOM HELDER CAMARA - INÍCIO


Escrever cartas foi sempre uma forma muito especial de comunicação, ao longo dos tempos. Para Dom Helder Camara, essa era uma prática constante, fazendo ele de suas cartas um recurso para abrir-se aos amigos, evangelizar, narrar acontecimentos, atualizar informações, fazer história.

Pois neste 14 de abril passado, esse costume helderiano gerou obras de um valor excepcional, com o lançamento de mais de 600 cartas inéditas feitas por ele, num período que vai de 1962 a 1965, tanto nos bastidores do Concílio Vaticano II, como outras, que registram suas impressões no espaço de tempo entre as quatro reuniões conciliares. Um trabalho de fogo, capitaneado por dois especialistas (professores Luiz Carlos Marques, Roberto Faria e Zildo Rocha). Começa assim a edição das OBRAS COMPLETAS do Dom, que reunirá tudo aquilo que ele nos deixou, como herança cultural enriquecedora!

A festa foi comovente! Gente de todas as crenças, amigos e admiradores do inesquecível Profeta, reuniram-se de forma descontraída, inclusive com a presença - no ato - do jovem Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ele mesmo um dos maiores seguidores do Dom.

Foram seis os livros lançados... Três deles chamados “Circulares Conciliares”, falam doa bastidores do encontro de líderes religiosos que mudou os rumos da Igreja Católica no século XX. Os outros três, chamados de “Circulares Interconciliares”, escritas nos intervalos das quatro sessões do Concílio, igualmente contemplam o testemunho de um homem sábio sobre os acontecimentos desses tempos. Importante: as cartas eram feitas nas vigílias das madrugadas às quais o Dom se entregava...

O lançamento desses livros está incluído nas comemorações do centenário do nascimento do Dom, que vem sendo celebrado desde 2008 e se estenderá até fevereiro de 2010.

Publicadas pela Companhia Editora de Pernambuco – CEPE, as cartas do Dom da Justiça são documentos para estudiosos, que tiverem interesse em conhecer profundamente um dos mais importantes religiosos do mundo, amado e prestigiado por gente de quase todos os países. Os textos descrevem o dia-a-dia das reuniões, comentários e informações pessoais, pois foram escritas para amigos aos quais ele chama, carinhosamente, de “família”. Também falam sobre a Arquidiocese que veio comandar e, nela, do seu trabalho pastoral. Todo o cabedal de escritos integra o acervo do Instituto Dom Helder Camara, com sede no Recife.

Futuramente, a coleção será ampliada, com o trabalho já iniciado por uma equipe da Universidade Católica de Pernambuco, para registro e edição das cartas pós-conciliares, escritas depois de 1965.

São passos importantes para que o imenso cabedal de escritos de Dom Helder Camara cheguem à luz e espalhem o bem para a humanidade.

2 comentários:

ana maria silveira disse...

olá, marieta!!!
procuro por um texto de dom hélder :"carta aos jovens", que li quando jovem e guardei por muitos anos, até que desapareceu.
caso o possua, ficaria agradecida se me enviasse.
ana maria .

Unknown disse...

procuro algunas coisa sobre d helder camara para a minha expozigao cultural e alguma obra dele isso e muito importante para min e para eu tira notas boa