terça-feira, 26 de maio de 2009

DESABA O TETO DA IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA DE OLINDA


Em 17 de fevereiro deste ano, falei aqui da mimosa IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA DOS MILITARES, localizada no sítio histórico de Olinda. Já àquela altura o templo mostrava-se deteriorado, com problemas estruturais graves, sem nenhuma possibilidade de ver-se alvo de algum plano de salvaguarda para essa que é o único exemplar de igreja não atingida pelo incêndio ateado pelos holandeses, em 26 de novembro de 1631.

Pois Pernambuco amanheceu mais pobre, neste dia 26 de maio, pela perda irreparável de parte do teto da igrejinha da Av. da Saudade, conforme o noticiário da mídia de hoje. Uma destruição de certa forma anunciada, pelo descaso com que é o patrimônio histórico tratado.

“IGREJA de São João Batista não resistiu ao abandono e perdeu parte das telhas no início da tarde de ontem”, dizia a manchete da reportagem de Alexandre Ferreira, para a Folha de Pernambuco.

O que falta acontecer para que o descaso não seja a marca daqueles que têm a responsabilidade de estarem todos atentos a desastres como esse???

Nenhum comentário: