sábado, 2 de maio de 2009

MÊS DE MAIO - MÊS DE MARIA

Existem tradições deliciosas ligadas ao mês de Maio. Famílias se reúnem para “a reza do Terço”, exercitando seu carinho para com a Mãe de Deus e Mãe dos homens, numa das mais antigas formas de culto praticado no interior dos lares...

Na maioria das igrejas, isso se repete igualmente desde tempos remotos, com as celebrações marianas diárias, em simples capelas ou suntuosos templos. A piedade com que, diariamente, ou louvores à Virgem sobem ao céu, é comovedora! É com leituras bíblicas, com músicas marianas, com o desfiar das cinqüenta “Ave Marias” e das reflexões enriquecedoras, que este mês especial acontece.

Não bastassem esses costumes, e ainda Maio lembra noivas que se querem casar, repetindo uma outra forma secular de devoção a Maria, pelo privilégio que lhe foi dado de carregar Jesus Cristo em seu ventre.

Em alguns lugares, essas traduções talvez sejam mais fortes ou mais belas, até mesmo pela simplicidade com que são repetidas ou pelo inusitado do lugar e da forma com que ocorrem. É o caso do “Terço” diante da capela mariana vizinha ao Mercado da Ribeira, em Olinda. conhecido e visitadíssimo Ribeira ponto turístico da cidade. Uma forma de ‘rezar o Terço” no meio da rua, sentados os fiéis em bancos ou cadeiras que trouxeram de casa, diante do Nicho mariano, aberto somente ao longo do mês de maio, para a devoção secular.

Costumem que se repetem. Evidências da fé que se continua, se confirma e se alarga, no coração e nos gestos que voltam, a cada Maio que chega...

Nenhum comentário: