segunda-feira, 20 de julho de 2009

MAIS UMA HOMENAGEM A DOM HELDER, DESSA VEZ NO CEARÁ.


A proposta era reunir os jovens que acrediram na luta por ideais que valham a pena. E isso ocorreria pela oitava vez, numa praia do Ceará - TREMEMBÉ - com o compromisso de homenagear acontecimentos marcantes – 50 anos da Revolução Cubana e 25 anos da emancipação de Icapui - e os cem anos de nascimento de duas figuras cearenses singulares:

* DOM HELDER CAMARA – o Profeta que nos deixou a 10 anos - pelo seu profetismo, sua luta como revolucionário da paz e da justiça, em favor dos irmãos;
* PATATIVA DO ASSARÉ - o poeta popular de pouco estudo e muita inteligência, pela sabedoria das suas palavras singelas e verdadeiras.

E aconteceu o "VIII ACAMPAMENTO LATINO AMERICANO DE JUVENTUDE" em Icapuí, Ceará, na sua praia de Tremenbé, exercitando-se ali a vocação do jovem para a revolução pacífica e ardor por causas justas.

Sabemos desde sempre que "ninguém é profeta em sua terra". Mas, às vezes, a realidade diante da força de um Profeta e de um Poeta é tamanha que até a sua terra se rende em homenagens, em orações, em canções, para louvá-los no espaço sagrado onde nasceu.

E assim foi no TENDA DOM HELDER CAMARA, no Acampamento, para onde acorreram jovens de corpo e de espírito, ávidos para ouvir, ler, trocar informações e sonhos sobre o cearense que se fez santo e nos deixou a dez anos.

Icapui é uma jovem cidade de 25 anos apenas. Tem raízes históricas seculares e praias onde a natureza conspira para que ocorrências científicas ocorram. Tem trabalhos sociais que atraíram atenções internacionais, que permitiram o desenvolvimento de ONGs italianas bem-vindas. No efervescente caldeirão de diversidades e similitudes, deu-se o Acampamento, que rezou, cantou, aplaudiu a Arte, o Saber, a História, daqui e de longe, desde que inspiradora de ações no nosso tempo.

Claro, o apoio oficial – Federal e Estadual – foi fundamental nos que compreendem o valor do encontro... E por três dias, Oficinas, Debates, Palestras, Mesas Temáticas, Shows, aconteceram, inclusive um mágico "Abraço no mar", precedido do ritual revolucionário que se valeu de muitas linguagens para deixar recados de conscientização, amor à natureza, compromisso... Teatro, Música, Dança, Caminhada. Pés molhados. Mãos entrelaçadas. Ciranda de paz e de celebração.

Quatro momentos/paradas marcaram esse encontro com o mar, na manhã do dia 18 de julho... No último deles, foi a mensagem de Dom Helder que se fez ouvir, pelo canto e pela sua fala, despertando a emoção de se ouvir de novo sua “MARIAMA”, ontológico texto da Missa Luba Era a eterna mensagem daquele cearense pequenino no tamanho e gigante nas ações, que se fazia ouvir...

Valeu um 8º Acampamento de Juventude. Valeu encontrar os irmãos latino-americanos que vieram unir-se a todos. Valeu, mais uma vez, homenagear-se aquele que foi a voz dos que não podiam falar, ele mesmo proibido também por tantos anos... Valeu, Ceará!



Um comentário:

utopiense.blogspot.com disse...

Mais uma vez plantamos sementes de Utopia em nossos corações.

O acampamento nos renova a esperança de um novo mundo possível.

Parabéns Marieta por nos trazer tanta coisa sobre o nosso DOM.

Não sei se vc lembra, mas trocamos algumas palavras no fim da tarde de sabado, estavamos comentando sobre a iniciativa do Padre Lopes.

Abraço, e quem sabe um dia visite a refice do grande DOM. Deus é quem sabe.

João Paulo
Pastoral Operária
Mossoró/RN
jpvaledemedeiros@hotmail.com