quarta-feira, 12 de agosto de 2009

DESABAFO...




Minha proposta, ao criar um BLOG, foi falar – principalmente, de coisas, lugares e/pessoas que enternecem meu coração, sejam elas vivas ou “encantadas”... E assim tem sido desde 18 de julho de 2008, quando fiz minha primeira postagem. De lá para cá publiquei poesias, textos históricos, curiosidades e, sobretudo, destaquei três temas, para serem eles o objeto maior da minha atuação bloguística: Dom Helder Camara / Fernando de Noronha / Olinda

Falei muito sobre Dom Helder, impregnada pelo amor que um dia aquele profeta despertou em mim, divulgando dados sobre a programação do centenário do seu nascimento, publicando reflexões dele (que chamo “Palavras do Profeta”), descrevendo homenagens por ele recebida em vida ou agora, nesses dez anos de saudade e esperança...

Falei muito sobre Fernando de Noronha, cujo resgate histórico que coordeno tornou a “causa” da minha vida, levando-me a publicar quatro obras sobre grande parte daquilo que pesquisei e criar inúmeros artigos expostos em diversos meios de comunicação.

Falei sobre Olinda, onde vivi a inesquecível experiência de ser duas vezes Secretária Municipal e lugar que escolhi para viver, depois de casada.

O desabafo de agora tem uma razão específica: alguém, escondendo-se no ANONIMATO, questionou-me recentemente, acusando-me de “não entender que o novo arcebispo de Olinda e Recife se chama Dom Fernando Saburido, e não mais Dom Helder Camara que repousa nos braços de Deus”... Coitado desse internauta, que se vale da “surdina” para se dirigir a quem não esconde nada do que pensa e ama, e que tem por Dom Fernando Saburido um afeto enorme e antigo, desde os tempo em que era ele apenas um monge beneditino, de quem assisti à Ordenação Sacerdotal oficiada por Dom Helder e que continuou meu amigo sendo vigário numa paróquia em Olinda ou fazendo – em Fernando de Noronha – sua 1ª visita pastoral, logo após sagrado Bispo Auxiliar da minha Arquidiocese...

Claro que sei e choro a falta que Dom Helder nos faz a todos, e sonho com o dia feliz em que seja ele elevado às honras dos altares, se Deus quiser, pela iniciativa do mesmo Dom Fernando, tão “helderólogo” como eu... Portanto, meu anônimo leitor, não preciso de reprimendas por reverenciar a um e pretender a acolher ao outro. Faço e farei isso de “braços e corações abertos”.

5 comentários:

Geraldo Pereira disse...

Marieta:
Quem se esconde no anonimato não merece resposta e muito menos uma resposta sua. Você tem um nível diferenciado. É uma intelectual de peso e tem feito por Pernambuco - por Olinda e por Noronha - o que muita gente sequer pensa em fazer. Esqueça a agressão gratuita e continue, sem tirar nem por. Vá em frente.

Edelomar "Déo" disse...

MARIETA

Não dê ouvidos a um anônimo, que pelo ato em si já se mostra um medíocre.
Para defender o pastoreio que não houve de Dom Sobrinho, só mesmo um anônimo que deve ter estado ao lado de Dom Helder (o ladrão também esteve ao lado de Jesus), deve ter se locupletado ao lado de Dom Sobrinho e já deve estar se articulando para ficar ao lado de Dom Saburido, para usufruir as benesses do poder canônico.
Continue com o seu Blog, pois aqui vale o provérbio árabe “os cães ladram e a caravana passa”, lembrando que a “caravana passa” alicerçada num verdadeiro pastoreio exercido por Dom Helder nas plagas de Olinda e Recife, e mesmo depois do desmonte que se abateu sobre essa Arquidiocese, permanece vibrante e fiel aos ensinamentos de Jesus e irá ressurgir, para desespero e ranger de dentes de alguns anônimos.

Edelomar “Déo”
Membro do Grupo de Leigos Católicos IGREJA NOVA

Unknown disse...

Marieta,
você acha que alguém que se incomoda com as mensagens de Dom Helder que vc divulga com tanto empenho ,
que não sabe que Dom Fernando Saburido tem a mesma visão humanitária e verdadeiramente cristã que herdou do DOM
e que não assina o que escreve, merece a sua preocupação ou alguma resposta sua?
Deixa prá lá, amiga!Segue em frente!!!!
Beijo
Isolda Faria

Unknown disse...

Marieta:
Abençoados são aqueles que não deixam ser esquecidas as pessoas do bem e sua mensagem; abençoada é você que tem dedicado sua vida a causas nobres e tem usado seu talento para fazer e divulgar o bem e o belo. Que Deus continue te dando força , que Ele brilhe em teu coração.
Um beijo
Pedro Ivo Velozo

PAULA BRASIL disse...

MARIETA

O SEU AMOR POR DOM HELDER FAZ A DIFERENÇA.
O NOSSO AMOR POR ELE TE AGRADECE POR MANTER SEMPRE VIVA SUA MEMÓRIA E A IMPORTANCIA DE SUA GRANDIOSA OBRA.
O MUNDO SE DIVIDE EM DUAS PARTES
ANTES E DEPOIS DE DOM HELDER CAMARA.
O SEU BLOG É SERVIÇO, SERVIÇO DE LUZ, E É ISSO QUE NOSSO CRIADOR DESEJA DE NÓS "SER FIEL".
O MUNDO NECESSITA SER ABENÇOADO PELO AMOR, E VOCÊ O ABENÇOA COM SEU BLOG, COM A INFORMAÇÃO QUE AQUI TRANSMITE E POR SUAS POESIAS INTENSAS QUE O ILUMINA COM O SEU AMOR!
ABENÇOE-NOS SEMPRE COM SEU AMOR.
DEVEMOS PERDOAR AQUELES QUE NÃO CONHECEM A "LEI DO AMOR" É TRISTE VIVER SEM AMOR, MAS É TERRÍVEL NÃO VER A LUZ DO AMOR.
VOCÊ SEMPRE BRILHANTE, SEMPRE ILUMINADA. E AS VEZES NA ATUAL CONJUNTURA QUANDO MAIS A SUA ESTRELA BRILHA MAIS ATACADA VOCÊ PODERÁ SER, INFELIZMENTE É DO SER HUMANO, CONTINUE SUA CAMINHADA MINHA AMIGA!
CONTINUE A ABENÇOAR MAIS E MAIS A TODOS NÓS COM SEU BLOG, COM SUAS POESIAS E COM SEU AMOR, MANTENDO VIVA, SEMPRE VIVA A PRESENÇA DE AMOR DE "DOM HELDER CAMARA"
OBRIGADA MARIETA!!
OBRIGADA DOM HELDER!!!

COM MUITO AMOR
PAULA BRASIL
RIO DE JANEIRO