segunda-feira, 16 de novembro de 2009

ANIVERSÁRIO DA ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE



Hoje é uma outra data especial para Olinda, embora muitos poucos se lembrem dela. Foi em 16 de novembro de 1676 que criou-se a DIOCESE DE OLINDA, muito tempo mais tarde transformada em ARQUIDIOCESE, tendo o Recife a ela unida. O instrumento de criação foi a Bula Papal "Ad sacram Beatri Petri", do Papa Inocêncio XI.

A Prelazia de Pernambuco
havia sido criada em 15 de julho de 1614 pela Bula Fasti novi orbis do Papa Paulo V. Em 06 de julho de 1624 o Papa Urbano VIII, com a Bula Romanus Pontifex, a constituiu sufragânea da então Diocese de São Salvador da Bahia. E em 1676 nascia a Diocese de Olinda, autônoma, tendo a Igreja da Sé como sua Catedral o o Santíssimo Salvador do Mundo.como seu Padroeiro (e Padroeiro de Olinda também).

Séculos mais tarde - em 5 de dezembro de 1910
- a Diocese foi elevada à Arquidiocese e Sede Metropolitana pelo Decreto da Sagrada Congregação Consistorial e, pela Bula Cum urbis Recife, do Papa Bento XV, de 26 de julho de 1918, passou a denominar-se Arquidiocese de Olinda e Recife - (Archidioecesis Olindensis et Recifensis) - título que tem até os dias atuais.

A Catedral da Arquidiocese continua a ser em Olinda, na Igreja da Se; a có-catedral está no Recife, na Igreja de São Pedro dos Clérigos. Nas duas igrejas são programadas as celebrações oficiais da AOR.

O primeiro Bispo foi Dom Estevão Brioso de Figueiredo, que esteve no cargo de 1677 a 1683. Dom Luis Raymundo da Silva Brito, estava à frente da Diocese desde 1901, quando tornou-se Arquidiocese. Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra foi o Arcebispo da época da anexação do Recife à Arquidiocese, em 1918.

Um Arcebispo destacou-se dos demais, no século XX: Dom Helder Camara, que assumiu em 1964 e tornou-se emérito em 1985. O atual Arcebispo Metropolitano é Dom Antônio Fernando Saburido.

A Arquidiocese de Olinda e Recife pertence ao Conselho Episcopal Regional Nordeste II, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB NE2.

Parabéns para nossa Arquidiocese!

Nenhum comentário: