sexta-feira, 6 de novembro de 2009

UMA GRANDE PERDA BENEDITINA


A Ordem das Beneditina Missionárias perdeu, mês passado, uma das suas mais importantes mestras: a Irmã Visitatio Lemos Gibson, que educou gerações na sua longa e tão proveitosa vida.

Desde jovem, ela escolheu o difícil caminho de ajuda aos necessitados de pão e da palavra, mobilizando legiões de alunas adolescentes, para caminharem por alagados e por áreas degradadas, levando às crianças e adultos o conforto da mensagem do Evangelho e a ajuda material, deflagrando campanhas que dessem forma aos seus sonhos de missionária. Por onde passava, com seu séquito de meninas de classe média e alta, era o exemplo maior da dedicação a esse trabalho de evangelização e fortalecimento da fé.

Professora, mestra de classe, catequista, orientadora pedagógica, Irmã Visitatio foi sempre uma pessoa engajada, acima do seu tempo, que abraçava causas verdadeiras, como o fez com a Juventude Estudantil Católica (JEC), apoiando aquelas que descobriam a fortaleza do espírito ao se engajarem no Movimento, mesmo que tivessem de viver uma relação marginal dentro das escolas, a maioria ainda distantes da compreensão do verdadeiro significado daquela profunda e nova forma de ser Igreja.

Depois, longe das salas de aula, saiu por aí dividindo sua rica experiência com muitos, como palestrante, como ajudadora de comunidades e de grupos, promovendo encontros e sessões de estudo, como o fez, de forma abrangente, na Associação Missionária Amanhecer (AMA), no Recife. Até a Fernando de Noronha ela levou seu entusiasmo e conhecimento, sendo elaboradora - em conjunto com um ministro evangélico – da Proposta Curricular de Religião para a Escola, em 1986, a convite do Projeto Esmeralda - de apoio educacional àquele território federal, mantido na UFPE. Sem dúvida, um avanço nas relações ecumênicas entre cristãos...

Ultimamente, era difícil crer que ela já passara dos oitenta anos e continuava a ser a mesma religiosa devotada e fiel, partilhando seu saber e sua vivência.Trabalhou enquanto lhe restaram forças. Só se afastou das atividades a que se obrigava quando o peso dos anos impediu-a de continuar lutando... E preparou-se para a grande viagem, serena e forte como sempre, sem nem mais se aperceber do quanto foi importante a vida que escolheu viver, pelas estradas da dedicação e ajuda aos excluídos.

Agora, a Irmã Visitatio (a “Madre Visitatio” como a chamávamos) se foi, neste sete de setembro passado... E é hoje, certamente, um anjo de luz, velando por aqueles a quem tanto quis ajudar, na longa trajetória de vida que viveu.
Sua bênção, madre!
......................................................................................................

Publicado no Jornal do Commercio, no Recife, em 25.10.2009,
por Marieta Borges Lins e Silva, ex-aluna beneditina

Nenhum comentário: