sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

O NATAL EM OLINDA


Algumas tradições foram sempre o ponto alto dos festejos natalinos em Olinda, tanto nas Igrejas – em celebrações cheias de emoção – como pelas ruas, ladeiras e becos da cidade, onde o canto, a dança, os folguedos fizeram a alegria de olindenses de todos os tempos.

Seresteiros percorreram ano a ano os caminhos do sítio histórico, na “Serenata Natalina" criada pelo saudoso Maestro Otoniel Mendes, sendo acolhidos pela sonoridade dos sinos das igrejas, unidos a outros corais convidados, cantando a alegria do Natal. Pastoris entoaram jornadas em pontos distintos da cidade, mantendo vivo esse folguedo característico do Natal, gostosamente preservado e difundido nas escolas e associações da cidade. Cavalos-Marinhos, Encenações, Presépios ao ar livre e dentro dos templos, constituíram sempre o encantamento dos que valorizam esse tempo como o mais iluminado e festivo dos ciclos folclóricos do nordeste.

Foram essas iniciativas que mantiveram a magia do Natal em Olinda, que teve, ao longos de muitos anos, a presença cativa de Dom Helder na Igreja da Sé, Catedral do Arcebispado de Olinda e Recife, celebrando a “Missa-do-Galo” e abençoando seu rebanho ao findar-se a celebração... Gestos e sons repetidos, crenças antigas e novas afloradas, clima de paz e de bondade presentes nos olhos e nos gestos de sempre.

O tempo que passa carrega em si as novidades que chegam, conservando formas atemporais que permaneceram e permitindo que sejam mantidas as formas de viver o Natal com sabor de passado e o gosto do novo que se agiganta...

Neste ano de 2009, o sempre presente Presépio ganhou roupagens e tamanhos inesperados, para restabelecer no coração dos homens a mensagem bíblica de um Deus que se fez criança e veio viver entre nós, garantindo a Salvação esperada. Contemplando-o, retomamos o caminho da compreensão da mensagem tão clara dos anjos, que apregoaram “Paz na terra aos homens de boa vontade”... E, ao mesmo tempo, agradecemos ao Pai pelos artistas e artesãos que, anonimamente, conduzidos pela genialidade de Fernando Augusto Gonçalves, deram a Olinda esse presente especial, que se soma a toda a tradição mantida e revivida.

Viva o Natal em Olinda e nos nossos corações!

Nenhum comentário: