quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

"ORQUESTRA CIDADÃ" EM FERNANDO DE NORONHA


A regência - como era esperada - foi do Maestro Cussy de Almeida. Diante dele, um grupo jovem, alunos e moradores do bairro pobre do Coque, no Recife, para realização do primeiro concerto de uma orquestra em Fernando de Noronha, com a Orquestra CRIANÇA CIDADÃ, dia 27 de dezembro deste ano que termina.

O cenário impressiona... No centro da Vila dos Remédios, primeiro núcleo urbano erguido na ilha principal do Arquipélago, ainda no século XVIII, a música sobe ao ar e acaricia corações. Como “pano-de-fundo” o majestoso Palácio São Miguel, sede administrativa do Distrito, erguido por sobre as ruínas na antiga “Directoria do Presídio”, de onde emanavam as decisões nos muitos e diversos tempos noronhenses e que hoje respira liberdade.

Ali estava a realização do sonho. Para os jovens instrumentistas, para o maestro e para o público insular, fazer-se música de boa qualidade em meio às marcas do passado era um acontecimento.

Os jovens da Orquestra Cidadã sabem que foram resgatados pela Arte. Os “Meninos do Coque”, um dos bairros mais carentes e violentos do Recife, deixam-se ver e ouvir, comprovando o talento que jamais se suspeitasse existir. São artistas natos, aos poucos burilados pela equipe do magnífico violinista e Maestro Cussy de Almeida, que renovam a esperança no futuro através da música.

Para o maestro, a "Orquestra Cidadã” é “um milagre feito pelas mãos dos homens". O projeto ensina música a jovens carentes e os apoios e incentivos recebidos estão garantindo a sua continuidade, com a promessa de que todos venham a ser profissionais de Música. O repertório contempla peças eruditas, de grande autores e obras armoriais e populares. E só há uma forma de dizer-se OBRIGADO a todos esses artistas: aplaudi-los de pé.

Valeu o empenho da FUNDARPE, e de todos os que tornaram possível esse presente de Natal inesperado e sonhado!

Nenhum comentário: