domingo, 28 de março de 2010

A CELEBRAÇÃO DA SEMANA SANTA EM OLINDA


As Confrarias, a Ordem Franciscana Secular, as Irmandades e Congregações religiosas de Olinda organizam, separadamente, suas Celebrações para a Semana Santa, com suas Procissões tradicionais (Procissão do Fogaréu, Procissão do Senhor Morto, Procissão da Ressurreição), suas Celebração Penitenciais e Confissões, suas Vigílias Pascais, suas Apresentações Artísticas nas Igrejas... Depois, em entendimento com da Prefeitura da Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade vivenciam uma programação especial para Semana Santa em 2010.

A disposição topográfica da cidade favorece o clima de recolhimento e participação, pelas ruas e ladeiras, com seu casario antigo, atraindo gente que vem para rezar ou vem apenas para assistir e entra no clima mágico que a tudo transforma...

Este ano, além das atividades nos templos e em seus entornos, será realizado também, pela segunda vez, o espetáculo Cenas de Cristo, apresentado durante quatro dias, em frente à Colina da Igreja do Carmo de Olinda, de 1º a 4 de abril, às 18h20, sob a direção do ator e diretor de teatro José Pimentel.

Pernambuco tem uma grande tradição e competência para teatralizar a Paixão... Este de Olinda é um espetáculo grandioso, ao ar livre, com um elenco de 30 atores e cerca de 50 figurantes, afora a participação de 30 alunos de escolas públicas de Olinda, na cena do Sermão da Montanha. São oito cenas, diante da majestosa Igreja do Carmo serve como cenário, no alto de uma colina suave, que permite uma visão perfeita da encenação.

Na Quinta-feira Santa, outro momento especial: a “Bênção dos Santos Óleos” na Igreja da Sé, Catedral do Arcebispado de Olinda e Recife, presidida pelo Arcebispo Dom Fernando Saburido, com a presença dos Párocos de toda a Arquidiocese que, após a celebração, levam para suas igrejas os óleos do Batismo, da Crisma e da Unção dos Enfermos, abençoados na Missa.

Essa é a Olinda tradicional, cidade de cinco séculos, vivendo mais uma vez uma santa semana de oportunidades para uma mudança de vida, beleza naquilo que mostra e de fé!

Nenhum comentário: