sexta-feira, 19 de março de 2010

O FORTE DE SÃO JOSÉ DO MORRO, EM FERNANDO DE NORONHA


Hoje, dia 19 de março, celebra-se o dia de São José, nome atribuído a diversas fortificações em todo o mundo, um costume hispânico-português de dar nome de santos a lugares geográficos, cidades, fortes, baluartes, embarcações e até mesmo canhões. Em Fernando de Noronha não seria diferente... E lá está o FORTE DE SÃO JOSÉ DO MORRO, o único fora da ilha principal, também construído no século XVIII e que, somado aos outros nove erguidos na ilha, fez surgir ali "o maior sistema fortificado do século XVIII no Brasil”.

A devoção a São José é muito antiga... Esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus, foi dele o mérito que cuidar e acompanhar o Menino, nos seus primeiros anos de vida, o que deu origem à idéia que Jesus teria sido também um carpinteiro, como José, até a sua adolescência, trabalhando com o pai na sua oficina de trabalho. A Igreja lhe dedica uma festa neste dia. Em 1870, ele foi declarado “Patrono da Igreja” e, em 1955, “Patrono dos operários” e “Protetor dos casamentos”.

A fortaleza noronhense dedicada a São José é isolada das demais, situada em uma das ilhas secundárias próximas ao Porto de Santo Antônio. Somente na maré seca chega-se a ela, atravessando a linha de arrecifes entre o morro onde está o forte e a região da Air France, na ponta da ilha principal.

Construído numa ilha rochosa, 12m acima do nível do mar, permitiria a defesa das ilhas secundárias que circundam a enseada de Santo Antônio, cruzando fogos com o Forte de Santo Antônio, a Fortaleza dos Remédios e o Parque de Santana, todos estes colocados na ilha principal. De planta triangular, é considerada a mais bem conservada das fortificações, talvez pela dificuldade de acesso e pouca visitação.

No Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, no Recife, há uma lápide, procedente, exatamente, “da Fortaleza de São José da ilha de Fernando de Noronha”, oferecida à Instituição pelo então comandante da Ilha, Cel. Alexandre de Barros Albuquerque.

Nenhum comentário: