sábado, 24 de abril de 2010

LEMBRANDO O MAESTRO FERNANDO BORGES


Foi num dia 24 de abril que ele nasceu... Aos seis anos, pediria ao padrinho que lhe trouxesse um VIOLINO como presente, em resposta à pergunta: "- O que você quer que lhe traga da viagem a São Paulo???"

E o aprendizado começou pouco tempo depois. Aos 10 anos já dominava também outros instrumentos de corda e de percussão, além de cantar muito bem e arriscar-se em harmonias para canto em conjunto, com suas irmãs, que o idolatravam...

Adolescente, iniciou-se na noite, escondendo a pouca idade mas revelando o enorme talento, que o levaria a tornar-se o mais conhecido dos maestros de Pernambuco, a seu tempo, levando a sua "Banda Tropical" por esse mundo afora, em inesquecíveis excursões, sempre vitoriosas...

No palco, ele era soberano! Conduzia como ninguém as noitadas de festas, fossem elas simples bailes de formatura ou solenidades oficiais. O músico de gestos fidalgos e um humor insuperável tratava cada compromisso como se fosse o primeiro e o mais importante de sua careira de artista. E todos o veneravam também por isso.

Certamente muitos se recordam dos muitos "Dançando na Rua" que experimentaram, no Recife Antigo, com o maestro sacudindo e emocionando o público que acorria, encantado... Ou fizeram parte da multidão diante do gigantesco palco armado na Ponte Duarte Coelho, no "Esperando o Galo" que antecedia e entretia o povo, enquanto o Galo da Madrugada não chegava à Av, Guararapes, no coração da cidade... Ou ainda entregou-se freneticamente aos ritmos de muitos povos, acompanhando as "Viagens Musicais" sempre pedidas, em todas as festas, com imortais canções de tantos e tantos países...

Ah!, FERNANDO BORGES, como você foi importante para Pernambuco! Como sua criatividade e talento imprimiram uma marca que fez tantos seguidores, entre Orquestras e Bandas que foram surgindo, no rastro por você iniciado!

Uma homenagem merecida foi-lhe concedida pela Prefeitura do Recife, em 1999, dando à Escola Municipal de Frevo o seu nome, para eternizá-lo na titulação: "ESCOLA MUNICIPAL DE FREVO MAESTRO FERNANDO BORGES', diante da enorme contribuição dada por você ao Carnaval do seu Estado. E lá está ela, na Avenida Norte, formando passistas, que traduzem com o corpo a reverência ao seu Patrono, indo buscar - lá longe, nos Estados Unidos, um reconhecimento merecido, na classificação em 2º lugar, em um concurso de Dança Popular.

MAESTRO FERNANDO BORGES, você foi luz, para a Arte no lugar onde nasceu. E hoje, quando você completaria 72 anos, reverenciamos sua memária, com os olhos molhados de emoção e o coração cheio de saudade!

Nenhum comentário: