sábado, 13 de novembro de 2010

16 DE NOVEMBRO DE 1676 - HÁ 334 ANOS CRIAVA-SE A DIOCESE DE OLINDA


Olhar Olinda, plantada entre verdes colinas, torres de Igrejas e mar que se oferece como um refrigério para os olhos, é sempre uma ocasião de louvação e deleite. Da "linda situação para se erguer uma vila" à ação, e aqueles ermos foram sendo povoados, pouco a pouco, sob a inspiração e a fé no Salvador do Mundo, seu padroeiro.

Nem o criminoso incêndio holandês de 1631 apagou seu brilho! Ferida em seus flancos, arruinada em seus bens culturais edificados, ela resistiu, deixou-se abandonar, restou lá, no alto que encantara o donatário desde 1535, para voltar a receber honrarias após a expulsão do invasor, em 1654, ganhando o foro de Cidade em 16 de novembro de 1676, com a criação da DIOCESE DE OLINDA, pela Bula papal "Ad Sacram Beati Petri Sedem", e a determinação de ser a Sé a sua Catedral.

Restabelecia-se um tempo de evidência e glória, ainda que a opulenta Vila estivesse ferida no seu abandono. A elevação da Sé a Catedral do Bispado que surgia, com seu Corpo Capitular, só poderia ser mesmo naquela Igreja, designada como primeira Paróquia do Salvador do Mundo desde 1534, antes mesmo que Duarte Coelho viesse tomar posse da sua Capitania. E sua primitiva construção, feita de taipa de mão e madeira, era testemunha da intenção de cristianizar-se as terras de Brasil.

Agora, 334 anos depois, Olinda não está sozinha, na identificação comorativa. Os séculos viram essa Diocese ser transformada em Arquidiocese - data centenária a ser comemorada neste em 05 de dezembro de 2010 - e a ela se viria juntar o Recife, em 1918.

Mas nesse 16 de novembro que aí vem é o momento primeiro que se rememora...

Saudemos essa Olinda fecunda e bela! Saudemos seu Padroeiro, o Santíssimo Salvador do Mundo! Saudemos os tempos novos que viram ser consolidade a vocação primeira da antiga Matriz, razão de orgulho e veneração de todos!

Um comentário:

Unknown disse...

Marieta - na minha vida tranqüila de aposentada e meio inerte pelos problemas que passo, uma das coisas que me acalma é ler seus artigos.
O de hoje, sobre a Diocese de Olinda, me lembrou uma data ... a do seu aniversário ... Portanto, PARABÉNS ...que Deus a ilumine sempre.
Acompanho suas atividades e admiro muito o seu trabalho.FELICIDADES.
Maria Inez e Conceição Advincula