domingo, 16 de setembro de 2012

75 ANOS DO CORAL SÃO PEDRO MÁRTIR, DE OLINDA


Os sonhos alimentam a vida... Os sonhos impulsionam o homem para rumos inesperados e, por vezes, definitivos! Foram os sonhos que alimentaram as realizações de um maestro e cantor excepcional, para reunir companheiros, todos motivados pela Música, fazendo nascer a Schola Cantorum São Pedro Mártir, fundado por aquele musicista, Otoniel Mendes, em 13 de setembro de 1937.

No começo, o ideário era tão somente assumir a parte musical das celebrações na Matriz de São Pedro Mártir, em Olinda, aquela que fora a 2ª Paróquia em terras da Nova Luzitânia e que era, na época, a matriz central dos Sítios Históricos. Por muito tempo isso bastava ao coral do Maestro Otoniel: cantar louvores em celebrações litúrgicas.

Passaram-se décadas... A Schota Cantorum tornou-se o Coral São Pedro Mártir"... Outros conjuntos de canto coral surgiram e desapareceram, em Olinda e no Recife. Aquele grupo, não. Resistia, inaugurava o cancioneiro popular no seu repertório, sem se distanciar do erudito e do sacro, que o caracterizavam.

Olinda e os olindenses comemoraram - com muito orgulho – neste 13 de setembro de 2012, aquela bela história de superação e amor à Música: os 75 anos do Coral São Pedro Martir, o mais antigo coro de toda a América Latina, sonhado pelo maestro Otoniel, no distante setembro de 1937, por ele conduzido por mais de quatro décadas, assumido mais tarde por grandes regentes, depois que ele - Otoniel - se foi.

O cenário para esta comemoração tão significativa não poderia ser mais nobre: a Igreja do Carmo de Olinda, recentemente restaurada e rededicada, aberta às celebrações religiosas, à visitação turística e a festas como essa, repleta de homenagens e pura emoção!

Conduzidos pelo Maestro Paulo Andrade, seus 35 integrantes apresentaram-se em um cenário nobre: a Igreja do Carmo de Olinda, recentemente restaurada e rededicada, aberta às celebrações religiosas, à visitação turística e à Arte, oferecendo “a melhor acústica dentre os templos da cidade”. Uma programação especial encantou ao público que acorreu, para homenagear seu coral querido e ouvir convidados importantes, como o Madrigal Olinda e o Quarteto de Cordas do Conservatório Pernambucano de Música.

Certamente, a alma e os sonhos do Maestro Otoniel Mendes pairavam por ali... A “bela música” (como dizia ele) marcou a noite de saudosismo, de reconhecimento e de beleza! Viva!

.................................................................

Foto: Coral São Pedro Mártir na inauguração da TV Jornal do Commercio - Recife, em 1960.

Nenhum comentário: