sábado, 22 de setembro de 2012

UM HISTORIADOR FRANCISCANO SE FOI...



Ele era franciscano. Acima de tudo a que se propôs fazer na vida, fora o enorme carinho por São Francisco de Assis que o atraíra e por ele buscara o passado, à procura dos elos plantados pelos franciscanos em Olinda, onde chegaram – pioneiramente – em 1585.

Fernando Sales saiu à procura desse passado quinhentista, especialmente de uma mulher daquela época, já imbuída da espiritualidade franciscana – Dona Maria da Rosa – para montar a cadeia de conhecimento sobre essa figura histórica, capaz de acolher e implantar a história franciscana no sítio histórico de Olinda, nas terras que lhe pertenciam e que foram o núcleo inicial deste que é “o mais antigo convento dos franciscanos no Brasil”.

Fernando Sales fez desse saber a sua tese de estudos. Defendeu essa ligação entre uma Irmã Terceira que seguia o caminho de São Francisco de Assis e uma terra em ascensão, ocupada que fora a partir de 1535, pelo seu valoroso donatário, Duarte Coelho. E assim sendo, engajou-se no Instituto Histórico de Olinda, como um historiador-religioso, de prática católica. Engajou-se também na Academia Olindense de Letras, onde tencionava estender sua face de intelectual do seu tempo de agora. Depois, o passar dos tempos despertou-lhe a enorme vontade de partilhar sua sabedoria e sua religiosidade num outro campo de ação e de partilhar com outros historiadores esse conhecimento, externando o desejo de ser também sócio do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano, sonho recente que não lhe foi dado realizar.  ist[órico  

Sua morte pegou de surpresa todos os seus Irmãos Terceiros, todos os companheiros historiadores e imortais... Muitos amigos que foram levados à Ordem Franciscana Secular pelas suas mãos de “pescador de almas franciscanisadas”, surpresos pela inesperada partida, velaram seu corpo e rezaram por sua alma, devotamente unidos pelo mesmo e radical amor ao “Pobrezinho de Assis”. 

Assim é a vida. Sabemos que caminhamos rumo ao céu das nossas crenças com o compromisso de semear a Justiça e a Paz durante a caminhada. Cremos que isso nos dará o galardão da vitória, como agora o Irmão Fernando Sales - certamente - fez por merecer!

Silêncio. Um dos nossos se foi. Amem. Aleluia!  

Nenhum comentário: