sexta-feira, 2 de novembro de 2012

AS LEMBRANÇAS QUE FICAM




Nascemos. Crescemos. Realizamos muitas coisas pela vida. Perseguimos a felicidade, avidamente, e desfrutamos dela em tantos e tão diferentes momentos. À medida que envelhecemos, miramos o céu de nossas crenças, vislumbramos o instante em que se dará a nossa passagem para um outro plano, alimentados ou não pela fé que possamos ter nesse futuro incerto, cada dia mais distante das coisas que nos rodeiam, olhos fitos no caminho que teremos que atravessar.

Esse é o sentimento talvez inconfessado ao prantearmos os que partiram e centralizamos isso elegendo um dia para orações especiais ou pensamentos plenos de carinho, idealizando que aqueles que amamos tenham encontrado a paz.

Finados é, aparentemente, a celebração do fim, de um descerrar de cortinas e de portas para tantos que entraram em nossa história... Mas é também o dia da reflexão séria pelos que se foram e que continuam conosco, armazenados nas nossas lembranças mais fortes de gestos, de decisões, de comprometimento de vida experimentados.

Finados pode ser, também, o dia do reavivar dos nossos sonhos, de selar o desejo de valer-se do tempo que nos resta – e jamais saberemos o quanto – para fazer o bem, para amar, para partilhar a vida, para construir o edifício dos nossas acertos e deixarmos para lá o que faz mal, incomoda, destrói, prejudica.

Cabe-nos a decisão. Que ela seja fruto do amadurecimento que chega com a idade e nos permita um encontro conosco mesmos, arautos e geradores da felicidade que acreditamos merecer, como imaginamos um dia e até tê-la alcançado, mesmo tênue e frágil.

Mais um DIA DE FINADOS para nos ajudar a sermos melhores do que somos. Que tenhamos sucesso nisso!

Nenhum comentário: