sexta-feira, 12 de julho de 2013

CINEMA EM FERNANDO DE NORONHA


Assistir filmes era uma aspiração antiga das pessoas que viviam em Fernando de Noronha, fossem elas presas ou livres. Mas não havia cinema na ilha. Era sonho, apenas.

No centro da praça em frente à Igreja dos Remédios, um singelo chafariz tinha atravessado os tempos embelezando aquele pátio harmonioso, servIndo à população com a água que generosamente oferecia.

Esses dois elementos - aliados à urgência de gerar lazer em tempo de guerra – foram unidos, em plena vigência do Território Federal militar e do Destacamento Misto implantado na II Guerra Mundial, para oferecerem o lazer através da projeção de filmes, transformando-se o chafariz numa “cabine cinematográfica” e realizando-se o sonho de soldados e civis, com exibições ao ar livre, com todo o povo sentado no chão e na escadaria da igreja.

Um sucesso sem precedentes! Cerca de três mil “pracinhas” acotovelando-se por aquele espaço, separados apenas das poucas mulheres que restavam na ilha e das autoridades, esses guardados numa espécie de palanque, nas proximidades do antigo chafariz.

Isso tudo começou a acontecer a partir do dia 10 de julho de 1942. Era a realização do sonho de muitos, apesar da precariedade dos meios encontrados. Era também a mudança da destinação daquela edificação no centro da praça, que – finda a guerra – foi sendo deixada ao abandono, dela só restando atualmente o chão onde se erguia, agora sem nenhuma identificação, a não ser pelo milagre da fotografia, possível de ser contemplada, atualmente, no Memorial Noronhense, situado tão perto dessas evidências do passado.

Julho de 2013: 71 anos dos primeiros filmes exigidos em Fernando de Noronha. Hoje, apenas lembrança!      

Nenhum comentário: