terça-feira, 16 de julho de 2013

RECIFE E OLINDA UNIDOS HOMENAGEIAM A VIRGEM DO CARMO




A tarde deste dia 16 de julho se adianta... Daqui a pouco, milhares de caminheiros, devotos fervorosos da Virgem do Carmo sairão pelas ruas, conduzindo-te este ano numa “Berlinda”, guardada dos ventos contrários e da chuva que teima em cair, fininha... Não importa se os pés estão cansados desse peregrinar de tantos dias, nem que sinais do tempo lhes marque o semblante. Todos estão decididos. Querem atravessar – como no passado - as distâncias que separam o Recife de Olinda, levando-te em Procissão.

Aqui, deixam a Basílica engalanada onde te veneraram com amor e dedicação, numa novena cheia da bela tradição carmelitana e o forte e sonoro cantar do coro que segue tuas pegadas de amor, por décadas: o Coral do Carmo do Recife.

Lá, igualmente preparada, a Casa-Mãe aguarda, envolvida agora das antigas belezas redescobertas, para acolher esses caminhantes que chegam, para homenagear uma mesma devoção, no espaço olindense onde tudo começou, para daí partirem, no distante 1580, evangelizando por Pernambuco afora, plantando as sementes do teu carisma e a certeza do teu manto protetor: o Escapulário.

Hoje, 16 de julho de 2013, os oito quilômetros que separam esses dois espaços sagrados, se unirão num só abraço! Num passado remoto, vieram a ser local de celebração, de acolhida e, sobretudo, de proclamar-se um amor especial pela Virgem, aqui detentora de um título maior: Virgem do Carmelo.

Pelas ruas, o brado será de alegria, de veneração, de carinho. Juntos, os carmelitas de todos os tempos, se encontrarão, num reencontro necessário, olhando a templo restaurado e rededicado para todos os seus filhos, de todas as Américas.

Salve, Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife e da Província Eclesiástica de Pernambuco e berço inicial da devoção carmelitana nessas terras de Olinda, “de altos coqueiros” e grande amor por Ti, nossa Rainha! Salve!   

--------------------------------------------------------------------
Foto 1 - Basílica do Carmo do Recife
Foto 2 - Igreja do Carmo de Olinda - Casa-Mãe da Ordem Carmelita nas Américas 

Nenhum comentário: