segunda-feira, 22 de julho de 2013

CORAL DO CARMO DO RECIFE – QUE MARAVILHOSA MARATONA!



Foram 16 dias de dedicação e encantamento! 10 dias cantando na Festa do Carmo do Recife (de 6 a 16 de julho) e 06 na Festa do Carmo de Olinda. Novenas, Vésperas solenes no dia 15 de julho. Celebração solene no dia 16 e dia 21, para louvar a Padroeira do Recife e Patrona da Casa-Mãe da Ordem nas Américas - a mais antiga das igrejas da Ordem nesse Novo Mundo.
 
Esta foi a deliciosa façanha desse grupo de canto coral exclusivamente masculino, que tem 64 anos de existência, nascido do ardor missionário do frade carmelita Frei Pio Moreira que, em agosto de 1949, reuniu jovens cantores para resgatarem o belo cancioneiro da Ordem e com isso abrilhantarem as celebrações em honra da padroeira dos recifenses e da Província Eclesiástica de Pernambuco.

Nunca mais os novenários deixaram de contar com aquele coro forte, corajoso, apaixonado por a causa para a qual tinha sido convocado: cantar os louvores à Mãe do Carmelo. E, para este ano, viveram a alegria de aumentar sua jornada de canto e de amor, seguindo o longo calendário com total dedicação.

Para Olinda, foi a retomada das festas carmelitas interrompidas por muito tempo, enquanto caminhava passo a passo a restauração e rededicação da igreja, o que só viria a acontecer em agosto de 2012. Para as duas igrejas seculares, todo empenho valeu a pena porque, certamente, Pernambuco não via, há tempos, uma festa assim, que atraiu milhares de devotos, cumprindo a jornada longa, cheia de fervor e exemplos de fé e superação.


CORAL DO CARMO DO RECIFE: um orgulho para Pernambuco, um desempenho extraordinário, apesar do cansaço! Só a fidelidade a uma causa explica algo assim!          
---------------------------------------------
Foto 01 - Frei Pio Moreira, criador do Coral do Carmo do Recife
Foto 02 - Antigos componentes do coro. Muitos já se foram...
Foto 03 - Componentes atuais. Maestro atual: Josias Gouveia. 

Nenhum comentário: