sábado, 16 de novembro de 2013

HOJE É O ANIVERSÁRIO DA DIOCESE DE OLINDA



Hoje, dia de 16 de novembro, é um dia especial para a ARQUDIOCESE DE OLINDA E RECIFE. É o seu aniversário de criação, em 1676, como “DIOCESE DE OLINDA”, sendo a 3ª diocese do Brasil, depois da Bahia e do Rio de Janeiro, pela Bula Papal "Ad sacram Beatri Petri". Como Diocese ela prmeneceria até 1910, quando viria a ser transformada em Arquidiocese de Olinda. E só em 1918, o Recife lhe seria anexado, passando a ser, até hoje, a Arquidiocese de Olinda e Recife.

No alto do principal morro dos chamados sítios históricos está sua Catedral: a Igreja da Sé, vista de longe pelos que se aproximam e de onde se avista a “linda situação para se construir uma Vila”. exclamação do encantamento do seu donatário e uma das justificativas para o nome OLINDA. É ela a principal igreja do Arcebispado. Sua história remonta ao século XVI, com a chegada do donatário Duarte Coelho. Um alvará-régio de 1534 - antes mesmo que ele aqui chegasse – colocava suas terras sob a pateção do Santíssimo Salvador do Mundo, titular da primeira paróquia a se fazer aqui. E assim se fez, numa construção primitiva em “taipa de mão e madeira”, a partir de 1540, transformando-sem em seguida, numa “formosa matriz com três naves, com muitas capelas ao redor”, em 1578.
 
Essa aniversariante tão especial - a DIOCESE DE Olinda - é a única do Brasil que tem duas titulações na sua identificação e duas cidades-irmãs nos seus domínios. Sua Catedral é aquela de Olinda (Igreja da Se) e sua có-catedral está no Recife, na Igreja de São Pedro dos Clérigos. E hoje ela completa 337 anos de criação, na  história eclesiástica de Pernambuco.

Valei-nos a todos, Santíssimo Salvador do Mundo, padroeiro da Arquidiocese e de Olinda, neste aniversário! Amém.



Nenhum comentário: