sexta-feira, 15 de novembro de 2013

FERNANDO DE NORONHA TAMBÉM ESTEVE NA FLIPORTO/PE.



O espaço: a ECOFLIPORTO. Sua proposta: reunir palestrantes e artistas com propostas ligadas à Ecologia. O local: a Biblioteca Pública de Olinda, criada Decreto Imperial em 1830 (quando Olinda era a capital de Pernambuco e restabelecida em 1992). A palestra: LENDAS QUE NASCERAM DAS ÁGUAS, mergulhando no universo imaterial do arquipélago de Fernando de Noronha. O complemento desse desenrolar histórico-cultural, de mergulho de patrimônio imaterial insular: o re-lançamento do livro: FERNANDO DE NORONHA – CINCO SÉCULOS DE HISTÓRIA.
 
Momentos especiais, ver o belo arquipélago brasileiro, finalmente, ser alçado ao merecimento de ser tema também deste festival literário que cresce mais e mais a cada ano, firmando-se no cenário nacional como evento que veio para ficar.

Ali, para um auditório interessado e quase que desinformado sobre o rico passado noronhense, foi possível identificar invencionices nascidas à luz da história e dos medos de gente segregada e mostrar a expressão de tantos artistas para dar cor e forma à essas lendas que atravessaram os tempos históricos da ilha brasileira.

Uma oportunidade rara de mostrar a “cara” desse lugar tão especial, decantado pelas suas belezas naturais nos dias atuais, que precisa – mais que nunca – apoderar-se de um saber que é hoje concretizado num livro que mostra o desenrolar da vida dos homens que por ali passaram ou viveram, exibindo ainda todos os variados aspectos de uma natureza excepcional, da arte brotando em poemas, em canções, em telas de grande beleza, em estudos fitoterápicos, etc, etc, etc.

Valeu, FLIPORTO / ECOFLIPORTO!

Que venham outras oportunidades assim!


Nenhum comentário: