sexta-feira, 1 de novembro de 2013

II GUERRA MUNDIAL – UMA FONTE DE ESTUDOS PARA FERNANDO DE NORONHA



Pernambuco sediou – de 14 a 18 de outubro, o II SENAB II Seminário Nacional sobre a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial. Uma semana de estudos, de descobertas, de admiração à dedicação de pesquisadores em busca de esclarecer e divulgar o tempo de guerra vivido, especificamente, no Recife e em Fernando de Noronha.

O Brasil sabe muito pouco sobre isso... Três anos de presença expedicionária no arquipélago, de montagem de um novo Sistema de Defesa, com trincheiras de observação, canhões posicionados estrategicamente, molhe de atracação de navios feito especialmente para domar a fúria do mar noronhense e permitir o desembarque de pessoas, equipamentos e gêneros alimentícios e tantas outras interferências, que viriam a modificar o espaço insular de forma drástica...
 
Palestras e Comunicações abordaram os diversos aspectos dessa presença militar brasileira obrigatória, além de dar informações sobre os três anos de convivência com americanos, numa base instalada ao logo do trecho entre a Baía Sueste e a Praia de Atalaia, da qual restam poucas lembranças visíveis, apesar da farta documentação iconográfica que redime essa falha que o tempo vivia a registrar. Visitas técnicas a pontos importantes da capital pernambucana e da ilha fermandina complementaram esse conhecimento tardio.

Militares-pesquisadores do Exército, especialistas da Marinha Mercante, da Aeronáutica, da UFPE, da ADEFN e tantos outros, ali foram banhados de um saber especial, apreciando imagens inimagináveis, fazendo justiça com um tempo reservado, em documentos e no saber proclamado, no evento em boa hora ocorrido.

É mais um conhecimento sobre Fernando de Noronha que chega diante de tantas lacunas existentes na grande História do Brasil, nessa “cortina-de-silêncio” da qual o arquipélago nordestino foi colocado.

Que venham outros e outros momentos assim!
-------------------------------------

Imagens doadas por pracinhas.

Nenhum comentário: