sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

ANIVERSÁRIO DE DOM HELDER LEMBRADO NESTE SETE DE FEVEREIRO


O Arcebispo Emérito de Olinda e Recife, Dom Helder Camara, completaria, nesta sexta-feira, dia 07 de fevereiro, 105 anos. Para marcar a data, seus amigos se reuniram na Igreja de N. Sra. da Assunção das Fronteiras, no Recife, onde ele viveu e morreu, numa celebração religiosa emocionante...

Um pouco antes de ser ela iniciada, diante das portas abertas do templo, os que chegavam deram-se as mãos, para rezarem juntos com artistas, grupos carnavalescos, padres, líderes de outras denominações cristãs, bonecos-gigantes e populares que passavam...

Em clima fraterno, rezaram. A luta do Dom da Paz em favor da Justiça foi lembrada. Depois, já na Igreja, a retrospectiva dos 30 anos de existência do IDHeC - Instituto Dom Helder Camara, instituição criada por ele, guardiã do acervo das obras produzidas pelo pranteado pastor e o Memorial Dom Helder Camara, situado no andar superior do templo.

Abrindo o leque de reflexões, o historiador belga Eduardo Hoomaert ofereceu a todos uma oportunidade rara de reflexão, de saudade e de compromisso. Os Corais da Capela Dourada e o Nossa Música, regidos pela maestrina Míriam Cecília, conduziram lindamente os cantos, ora em união com a assembleia, ora em peças sacras do seu repertório. Representantes do Comitê da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário marcaram presença com o Bloco Brinque na Paz, os bonecos-gigantes do sociólogo Betinho, e do economista Maurício Andrade, criadores, do movimento voluntário de cidadãos.

A noitada encerrou-se no pátio da igreja, com apresentações do Bloco Lírico Flores do Capibaribe, e dos maracatus Nação Porto Rico e Várzea do Capibaribe. O Dom da Partilha” merecia essa homenagem, ainda que a emoção fosse evidente e o fraterno convite constatados.

Viva Dom Helder Camara, para sempre!


Nenhum comentário: