sábado, 12 de abril de 2014

O BOM PASTOR: 50 ANOS DE PRESENÇA POR AQUI...




Simples. Comovedora. Ecumenicamente fraterna. Assim foi a rememoração dos 50 anos da chegada de Dom Helder Camara à Arquidiocese de Olinda e Recife, neste dia 12 de abril de 2014.

Tantas recordações... Tantos depoimentos carregados de emoção e de saudade... Tantas canções católicas entoadas pelos que acorreram à Igreja de Nossa Senhora da Assunção das Fronteiras, a começar por aquela que mais se parece com o nosso Dom: “Sou Bom Pastor, ovelhas guardarei. Não tenho outro ofício e nem terei. Quantas vidas eu tiver eu lhes darei!

Singelas homenagens de amigos - a maioria com 50 anos de fidelidade no querer-bem - que viveram os conturbados tempos de 1964 e sentiram em Dom Helder uma LUZ que chegava para clarear a escuridão que nos marcava, o desânimo e o desespero de jovens idealistas, de tanta gente que enfrentou o sofrimento que duraria muito tempo, muitas décadas, muitos anos ... Tê-lo por perto era consolo e esperança!

Membros da Comissão da Verdade Dom Helder Camara (assim denominada por tudo o que o Dom significou nesses anos de chumbo) estiveram presentes junto aos religiosos de muitas denominações e aos helderianos do IDHeC, unidos em torno da data que orgulha Pernambuco. Ecumenicamente juntos, como ele sonhava, no mesmo espaço escolhido por ele para viver – a Igreja das Fronteiras – que hoje abriga o acervo e o espaço museal do MEMORIAL DOM HELDER CAMARA.   
 
Certamente, o Papa Francisco, tão parecido com o nosso santinho nas atitudes e no desassombro com que vem enfrentando o seu pontificado, há de reconhecer a santidade da sua vida e espalhar para o mundo essa certeza, como todos esperam e oram!

Viva Dom Helder Camara, para sempre
-----------------------------------------

Foto 01 - Casa-Museu, onde viveu Dom Helder, na parte posterior da Ig. das Fronteiras.
Foto 02 - Dom Helder e o Papa Francisco - tão semelhantes na vida... 

Nenhum comentário: