domingo, 11 de maio de 2014

DIAS DAS MÃES – REMINISCÊNCIAS...




Dia de saudade, de ação de graças pela mãe que tive e pela mãe que viria a ser, apesar dos erros e acertos cometidos por todos nós, os seres humanos.

Lembrar de Dona Dadá, a paraense pequenina, levada ao casamento em plena adolescência e mãe de muitos filhos e que, na vida, soube – principalmente – cumprir ordens (do marido, muito mais velho que ela e da mãe dominadora) e que, apesar disso, foi a ternura feito gente, a avozinha afetuosa quando chegaram os netos, a mulher de uma religiosidade nunca relegada, mesmo com as limitações impostas que enfrentou...

Lembrar o “anjo” que se achegou, sem ser anunciado, para ser uma “mãe” também – em todos os sentidos – e, mais tarde, uma avozinha doce como mel –  Vó Tosca – preenchendo todos os espaços que foram sendo esvaziados na saudade e sendo, ela mesma, uma saudade jamais superada...

Lembrar a chegada de cada filha, as diferenças evidentes entre elas, a luta profissional dura e constante, o “quase” remorso pelas horas roubadas ao convívio diário, no exercício dos compromissos docentes que eram tantos e tão diferenciados. E esse mesmo acúmulo de tarefas, em longos anos de pesquisas e de criação daquilo que viria a “causa da minha vida”: o resgate documental sobre Fernando de Noronha... Esse envolvimento foi tão forte que está registrado nos meus livros, pelo muito que me consumiu como pesquisadora e escritora, como um pedido de desculpas pelas ausências e pelas madrugadas que me obriguei a cumprir...  
 
Lembrar os netos que foram vindo, os pequenitos e as princesinhas, inaugurando uma fase nova de re-descobrir a maternidade, sem os sobressaltos e as dificuldades da juventude que ia indo embora...

Lembrar os DIAS DAS MÃES experimentados, as lembrancinhas singelamente feitas como tarefas escolares de cada uma das filhas, onde o amor se evidenciava como marca...

Que nesta comemoração eu esteja predisponha a continuar a agradecer, por tudo que Deus me fez desfrutar, nesse tempo que me foi dado! Amém.

---------------------------------------------------------------------------

Foto 01 - Dadá e Alfredo (meus pais)
Foto 02 - Vó Tosca (uma vó "adotada
Foto 03 - Filhas e netos 

Nenhum comentário: