terça-feira, 27 de maio de 2014

TOMBAMENTO DE IGREJA DE N. Sª DOS REMÉDIOS – FERNANDO DE NORONHA


Principal templo católico de Fernando de Noronha, de construção iniciada em 1737, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, em Fernando de Noronha, inspirou a denominação do principal forte aí construído e de toda a Vila dos Remédios, núcleo inicial do povoamento insular. E a Virgem dos Remédios foi tomada como padroeira do presídio desde 1768.

Em 1789 esse templo foi eclesiasticamente ligado à Paróquia de São Frei Pedro Gonçalves (Igreja da Madre de Deus), no Recife, como extensão da mesma, dependência que existe até os nossos dias. Foi alvo de muitas restaurações... Em 1891, a primeira. Em 1915, a segunda. Outra, menor, em 1919 (com mão de obra presidiária). E a última e fidedigna restauração aconteceu em 1988, sendo inaugurada pelo então Arcebispo Emérito de Olinda e Recife, Dom Helder Camara.

Apesar do reconhecido valor a ela dado, somente em 27 de maio de 1981 viria a ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, sendo o segundo monumento a receber esse diferencial no arquipélago (o primeiro foi a Fortaleza dos Remédios, principal monumento do Sistema Fortificado erguido no arquipélago, considerado o maior do Brasil).

Situado no centro da Vila, majestoso e belo, esse templo viveu dias de abandono, apesar de ser uma das mais significativas atrações locais. E celebra hoje 33 anos de sua salvaguarda oficial, no tombamento talvez tardiamente merecido!  Ainda bem!!!



Nenhum comentário: