domingo, 16 de novembro de 2014

ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE - 338 anos de história


Hoje é o aniversário de criação de DIocese de Olinda

Foi em 16 de novembro de 1676 que ela surgiu na história eclesiástica do Brasil, O instrumento de criação foi a Bula Papal "Ad sacram Beatri Petri", do Papa Inocêncio XI, Séculos mais tarde - em 5 de dezembro de 1910 – ela seria transformada  em Arquidiocese de Olinda e Sede Metropolitana pelo Decreto da Sagrada Congregação Consistorial. Oito anos depois, pela Bula Cum urbis Recife, do Papa Bento XV, de 26 de julho de 1918, passaria a denominar-se Arquidiocese de Olinda e Recife - (Archidioecesis Olindensis et Recifensis) - título que tem até os dias atuais.

Antes disso, a Prelazia de Pernambuco havia sido criada em 15 de julho de 1614 pela Bula Fasti novi orbis do Papa Paulo V. Dez anos após, em 06 de julho de 1624, o Papa Urbano VIII, com a Bula Romanus Pontifex, a constituíra sufragânea da então Diocese de São Salvador da Bahia. E a partir de 1676 – data que hoje rememoramos - nascia a Diocese de Olinda, autônoma, tendo a Igreja da Sé como sua Catedral o Santíssimo Salvador do Mundo.como seu Padroeiro (e Padroeiro de Olinda também). Essa é a razão da comemoração de hoje.

A Catedral da Arquidiocese continua a ser em Olinda, na
Igreja da Sé. A có-catedral está no Recife, na Igreja de São Pedro dos Clérigos. Nas duas igrejas são programadas as celebrações oficiais da AOR.

Vale lembrar que seu primeiro Bispo foi Dom Estevão Brioso de Figueiredo, que esteve no cargo de 1677 a 1683. Dom Luis Raymundo da Silva Brito, que estava à frente da Diocese desde 1901, quando tornou-se Arquidiocese, passou a ser o 1º Arcebispo de Olinda. Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra foi o Arcebispo da época da anexação do Recife à Arquidiocese, em 1918.

Nestes 338 anos de fecundo trabalho, vinte e três Bispos e oito Arcebispos se sucederam em seu comando. Alguns ganharam notoriedade, como Dom Frei Vital Maria Gonçalves de Oliveira (1871-1878), seu 20º Bispo e Dom Helder Pessoa Câmara (1964-1985), seu 6º Arcebispo. Os dois mereceram figurar na relação dos privilegiados candidatos à beatificação, o que é hoje para nós, razão de orgulho e devoção.

A Arquidiocese de Olinda e Recife pertence ao Conselho Episcopal Regional Nordeste II, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB NE2. Fincada nessa histórica e especial região brasileira, cresceu, atravessou séculos

e hoje recebe o carinho de todos os seus  filhos! 

Que continue a ser fecunda a sua atuação!   

Nenhum comentário: