quarta-feira, 19 de novembro de 2014

UMA HOMENAGEM CHEIA DE EMOÇÃO!



Sonhar é próprio do homem. Imaginar coisas que não existem, entregando-se à luta para fazê-las verdade, também. Quantos sonhos alimentei pela vida, correndo em busca de cada um, vivendo a alegria de materializá-los.



Foi assim no meu tempo de Secretária de Educação e Cultura de Olinda. No ir e vir entre Olinda e Recife, olhar um casarão rosa solitário e deserto no Complexo de Salgadinho me levou a imaginá-lo um espaço musical, cheio de gente jovem, fazendo Música sem incomodar ninguém, desenvolvendo seu talento em meio a duas cidades-irmãs.



Não sendo musicista, pensei em um homem admirável, com o coração repleto de sonhos que ia consolidando, e fui buscá-lo para a partilha nas ações que resultaram na criação do primeiro local especificamente voltado para o estudo da Música do município, integralmente apoiado pelo Prefeito Germano Coelho e, a nível nacional, pelo também musicista Edino Krieger. Este homem foi o Maestro Mário Câncio. E o que implantamos em Olinda foi o CENTRO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DE OLINDA – CEMO. 

   

Hoje, 32 anos mais tarde, aquele CEMO dos sonhos antigos, plenamente concretizado e atuante, presta homenagens aos seus idealizadores/fundadores, em tempo de comemorar a 16ª SEMANA DA MÚSICA CEMO. E a emoção de ver reconhecido – por alunos das escolas municipais de Olinda, pelo seu Corpo Docente e Administrativo, por autoridades municipais e por convidados – os nomes de Germano Coelho, o meu, Marieta Borges e, in memoriam, o de Mário Câncio, cúmplices na luta para fazê-lo verdade, é encantador!!!


Gestos assim fazem bem ao coração! Estar ali, ouvir aplausos de gente que nem existia quando o sonho alvoreceu, ouvir o RECITAL A DOIS PIANOS como parte da festa retrospectiva, foram momentos únicos, que vão ficar guardados para sempre!



 Valeu, CEMO! Valeu, Secretária de Educação Márcia Souto! Valeu, Diretora Superintendente do CEMO, Anaide da Paz! Valeu, criançada e companheiros de trabalho do passado! Deus os recompense pela generosidade!
 ............................................................................................................. 

Foto 1 - a homenagem de uma estudante de escola municipal
Foto 2 - recital a dois pianos (Kelsem Gomes e Ana Carolina Couto)
Foto 3 - autoridades do Município ladeiam a homenageada 

Nenhum comentário: