domingo, 23 de agosto de 2015

É TEMPO DE FESTEJAR A PADROEIRA DE FERNANDO DE NORONHA



Somente ocupada de forma definitiva a partir de 1737, a prática religiosa em Fernando de Noronha foi, principalmente, católica. A Igreja de N. Sª dos Remédios teve sua construção iniciada neste mesmo ano de 1737, sendo concluída em 1772, data que aparece em sua fachada. Até 1784, seus ornamentos estavam concluídos. Em 1748, já de pé a Capela-Mor, foi-lhe autorizada a colocação do Sacrário e dada a permissão para celebrações regulares.

Essa devoção inspirou a denominação do principal forte construído na ilha (a Fortaleza dos Remédios, onde também se ergueu uma pequena capela dedicada à Virgem dos Remédios) e de toda a Vila (a Vila dos Remédios). E, em 1768, N. Sra dos Remédios foi designada como padroeira do presídio que ali havia.

Em 1789 o templo foi ligado à Paróquia de São Frei Pedro Gonçalves (Igreja da Madre de Deus), no Recife, como extensão dela e assim é até hoje. Nunca se criou uma paróquia noronhense. De vez em quando – sobretudo no século XIX e no início do século XX, havia a presença de padres-capelães. Cada ano, na ordenação dos padres da Diocese de Olinda, um sorteio indicava daqueles que iriam atuar na ilha. No período militar (1942/1986) principalmente padres-militares assistiam a comunidade católica insular.

Nesta semana é o tempo de festejar nossa Padroeira. E esses festejos só começaram a existir a partir de 1947, quando a Festa dos Remédios foi oficializada na ilha, no tempo do Território Federal Militar, sendo governador o Major Mário Fernandes Imbiriba, que escolheu o dia 29 de agosto para as celebrações, criando a data por Decreto do TEFN, documento esse mencionado em 1992, quando na gestão, por Pernambuco, do Administrador Domício Cordeiro, que tornou feriado esse dia. 

Através dos tempos, foram feitas restaurações na Igreja dos Remédios, sendo a última em 1988, com recursos federais e sua inauguração se deu em agosto daquele ano, exatamente na Festa da Padroeira, com a presença do Arcebispo Emérito de Olinda e Recife, Dom Helder Camara.

Saudemos a padroeira de Fernando de Noronha, através dos nossos bons propósitos e nos versos do seu hino!

HINO A N.Sª DOS REMÉDIOS 

 
Ó Virgem Santa, Senhora dos Remédios,
Os teus favores viemos implorar.
A ti clamamos, do alto oceano:
Ó Padroeira, vem nos amparar!
És de Fernando de Noronha a esperança.
Reinas no altar e em nossos corações...
Se a cada ilhéu proteges, abençoas,
Leva ao Teu Filho as nossas orações.

Cheia de graças, Imaculada, és Mãe Rainha de todos nós.
Nossa fraqueza transforma em força; a ti pedimos, em alta voz.

Nosso remédio na caminhada e em nossas dores és tu, Maria.
Consola todos que estão sofrendo; pra nossa vida traz alegria!



Nenhum comentário: