quarta-feira, 3 de agosto de 2016

DIA DO CAPOEIRISTA - PARABÉNS, GUERREIROS!



Hoje, dia 03 de agosto, é o DIA DO CAPOEIRISTA, nome dado aos praticantes dessa modalidade física cultural e esportiva, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO, em Paris, desde 26/06/2014.

A valorização dessa forma tão especial de destreza custou a consolidar-se. No século XIX, a perseguição aos capoeiristas era terrível. Considerados como perturbadores da ordem, marginais, gente sem valor, em 1890 a República recém proclamada decidiu reunir todos os capoeiristas do Brasil, caçando-os em todos os lugares, para enviá-los ao Presídio de Fernando de Noronha, que funcionava na ilha desde 1737 e reunia presos comuns, condenados a longas penas.

Este foi o 1º Ato da República: banir os capoeiristas para fora do continente, confinando-os ao lado de prisioneiros com longas penas a cumprir, que eram assassinos, ladrões, moedeiros falsos... E o envio continuou, até 1930, sem que eles fossem condenados por aquilo que houvessem feito contra suas vítimas mas pelo gosto e desenvoltura demonstrado nessa luta bonita e de difícil desempenho.

Neste DIA DO CAPOEIRISTA saudamos os capoeiristas noronhense, dos grupos existentes no Arquipélago em nossos dias, herdeiros dessa tradição secular que o Brasil  ignorou,  por tanto tempo!       

Parabéns, CAPOEIRISTAS de Fernando de Noronha e de todos os lugares do Brasil!!!

Nenhum comentário: