quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

LEMBRANDO O AVIADOR JEAN MERMOZ...



Em 7 de dezembro de 1936, o piloto francês Jean Mermoz, ás dos ases, desaparecia sobre o Oceano Atlântico, ao realizar sua 25ª. travessia rumo ao Brasil, aos 35 anos. Ele desembarcaria em Natal e o Presidente Getúlio Vargas tencionava condecorá-lo com a Cruz do Sul (o aniversário de Mermoz seria dia 9 de dezembro). Com ele, desapareceu a tripulação do Laté-300 (avião da Compagnie Genèrale Aeropostale, precursora da Air-France), com mais  cinco profissionais da aviação.

Mermoz é, até hoje, uma imagem que inspira jovens pilotos, um exemplo de coragem que se segue na aviação. Muitas homenagens estão sendo prestadas a ele e, a Base Aérea de Florianópolis/SC, tenciona homenageá-lo no próximo sábado dia 10, às 9h30 da manhã, com a reabertura do Monumento aos Pilotos Franceses.

Considerado como um dos maiores pilotos da aviação francesa - talvez o maior de todos eles - Jean Mermoz sofreu num acidente em Fernando e Noronha, em 14 de junho de 1934, quando tentou aterrissar o avião "L´arc-en-ciel" na ilha, ao invés de amerissar no tumultuado mar na ilha, como fazia até então e foi oor essa razão, na época, que o Departamento de Aviação Civil construiu na ilha, a 1ª pista de pouso em do arquipélago. 

Lembramos hoje esse aviador especial, desbravador dos caminhos aéreos que hoje não têm mais segredos nem dificuldades!

Foto: Mermoz conduzido por presos em "palanquim", após o acidente sofrido no arquipélago. 

Nenhum comentário: