sexta-feira, 10 de agosto de 2018

10 DE AGOSTO de 1503: “FERNANDO DE NORONHA NASCIA PARA O MUNDO”










A terra estava lá, em meio ao oceano: linda, verdejante, com seus morros, suas enseadas, suas pedras vulcânicas, seus espaços quase intocados...



O homem – de todos os tempos – já havia tentado habitá-la e viver ali. Corsários arriscaram-se nessas tentativas. Ela resistiu, acolheu, aceitou e mostrou-se ao mundo com seus altos, seu mar, suas enseadas, sua beleza plena...


Em 10 de agosto de 1503 deu-se a descoberta, cheia de riscos diante do desconhecido e do encantamento pela terra que despertaria a expressão valiosa daquele fidalgo português: ”O PARAISO É AQUI”.   














Hoje somos mar, terras, morros, histórias, lendas, verdade! Somos o Arquipélago de Fernando de Noronha! Fomos a 1ª Capitania Hereditária do Brasil! Abrigamos presidiários condenados a longas penas, vindos de Pernambuco por séculos... Experimentamos viver um Quarentenário Veterinário, confinando animais em tratamento. Descobrimos a dureza de conviver com presos comuns e políticos, na luta por seus ideais e tendo-os como algozes. E chegamos ao ano 2018, como uma linda terra que suportou muito e resistiu a tudo, fazendo-se hoje a guardiã de sua própria história, livre e liberta, acolhendo o Turismo que chega para entregar-se a aventura de redescobri-la agora!


Salve o 10 de agosto de hoje! Salve os 515 anos inseridos na história do mundo! Em frente, Fernando de Noronha - do passado, do presente e da construção desse futuro que vamos desbravando - inspirados no tempo e naqueles que entraram na história, dos quais nos orgulhamos tanto!



Feliz aniversário, terra querida! Orgulho para o meu coração por tudo o que consegui trazer para o nosso tempo, motivada pelo amor que um dia me fez descobrir-te novamente para o mundo!!!          

Salve!

Nenhum comentário: