segunda-feira, 27 de agosto de 2018

HOJE É DIA DE LEMBRAR DOM HELDER CAMARA




Por quinze anos seguidos peregrinos cearenses saíram de Fortaleza, no Ceará e viajaram para o Recife/Olinda, para reverenciar o Arcebispo cearense DOM HELDER CAMARA, nos finais de cada agosto. Uma caravana de fidelidade à memória do profeta e de muita saudade, este ano completando os 19 anos de sua partida para a Casa do Pai.

É comovedor acolher a caravana a cada ano, sob a fiel e piedosa condução dos padres Sebastião Sá e Maurício, que convocam seus paroquianos e orientam o grupo de devotos para a Catedral da Sé, em Olinda, onde o querido religioso repousa de sua trajetória no mundo. A caravana tem, como lema, neste ano de 2018, o resgate da trajetória de luta do querido profeta que viveu entre nós, que é “Na missão profética de Dom Helder, superamos a violência, resgatando a Paz que é fruto da Justiça!”.

Foram várias as homenagens, em espaços diversos... Em especial merece destacar;
      a emblemática Igreja de N, Sra. da Assunção das Fronteiras de Henrique Dias, que registra historicamente a ousada presença dos revolucionários pernambucanos, naqueles espaços, sob a corajosa ação do líder Henrique Dias e que foi escolhida pelo Dom da Paz para nela viver, acolher seus pobres, ajudá-los de todas as formas possíveis; 
*    a Sé-Catedral da Arquidiocese de Olinda e Recife, dedicada ao Salvador do Mundo, repleta de admiradores emocionados, na celebração presidida por Dom Fernando Saburido, nosso atual e querido Arcebispo e, em especial, os fiéis devotos cearenses;  
Uma oração foi distribuída. Nela o fervoroso pedido de cada um daqueles devotos ali presentes, de que o processo que caminha no Vaticano, de santificação de Dom Helder, elevando aos altares o nosso Santo nordestino, de vida extraordinária, que derramou sua paz sobre todos e deixou um legado valioso para todos que o sucederam!

Que seja assim lembrado hoje, o nosso SANTO! E que ele olhe para nós – o seu povo – dando-nos a esperança que quase perdemos, depois que ele se foi!

Nenhum comentário: