segunda-feira, 22 de setembro de 2008

MARIA - A SENHORA DOS MIL TÍTULOS


Uma interessante reflexão que os católicos precisam fazer seria sobre os nomes pelos quais costumam chamar Nossa Senhora.

A Mãe de Jesus Cristo, é reverenciada pela fé católica de muitas formas e com muitos títulos... Todas os nomes dados a Maria possuem uma justificação. Isso acontece desde os primeiros séculos, pois a reverência à Virgem Maria é comum entre os cristãos de todos os tempos. Já nas catacumbas romanas, a Virgem era representada de muitas formas, com aparências diversas, com o Filho nos braços, sozinha, em pé, de braços abertos, coroada ou revestida de um manto, cercadas de anjos...

Após o Concílio de Éfeso, houve um grande incentivo ao culto da Virgem Maria, destacando-se o seu papel de Mãe de Deus. Desde então, as representações da Virgem com o Menino Jesus, foram se tornando cada vez mais comuns. E a devoção dos povos foi criando uma série de invocações, pelas quais estes mesmos povos devotavam sua devoção à Mãe de Deus. Estas invocações, conforme sua origem, podem ser:
· Litúrgicas: criadas pela Igreja e relacionadas ás comemorações religiosas.
· Históricas: as invocações surgidas ao longo da história, referindo-se, geralmente, aos lugares onde Maria apareceu ou o seu culto foi iniciado.
· Populares: as invocações surgidas da devoção popular, conforme as necessidades de cada povo.

Diz a tradição que as primeiras imagens da Virgem Maria, foram pinturas nas catacumbas, baseadas no ’’retrato da Virgem’’, pintado por São Lucas. Todas são baseadas nas fases da vida de Maria: a Infância / o nascimento sem pecado (Imaculada Conceição) / a Encarnação do seu Filho / a Maternidade / a Paixão e morte do seu Filho / a Glorificação no céu como Mãe de Deus e muitos foram inspirados nas invocações da Ladainha.

Na Igreja há dois tipos de culto:
· o culto de adoração, chamado de latria, prestado somente a Deus, como supremo Senhor de toda vida e de todo o universo
· a veneração, chamado de dulia, prestada aos santos e, em especial, à Virgem Maria, que está acima de todos na corte celeste e é culto especial de veneração, chamado hiperdulia.

A veneração a Maria é responsável pelos muitos nomes como a chamamos... Assim, a Nossa Senhora do Carmo é a mesma Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora do Bom Conselho, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora das Neves, Nossa Senhora da Ajuda, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora dos Anjos, Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora Bom Parto e tantas outras titulações, que chegam a mil formas de chamar Maria Santíssima, gerando iconografias diversas da representação de Maria em cada um desses nomes.

Não foi por outra razão que o “rei” Roberto Carlos concluiu sua famosa canção mariana dizendo, sabiamente, “Todas as Nossas Senhoras são a mesma Mãe de Deus”... E nós repetimos, com fervor: “Dá-nos a bênção, ó Virgem Mãe”!, com um carinho semelhantes àquele que fazia com que Dom Helder Camara a chamasse sempre MÃE QUERIDA!

(Trecho da palestra proferida na Academia de Artes e Letras de Pernambuco, em maio/2007)

Um comentário:

Filhos Catolicos disse...

Como Maria consegue ser tao linda
Generosa e carinhosa comigo .
Em qualquer denominacao ela `e mae Gentil