quarta-feira, 18 de março de 2009

IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO - OLINDA


Localizada no bairro do Varadouro, quase na entrada de Olinda (no antigo “Varadouro da Galeota”, onde aportavam os barcos que traziam mercadorias do porto de Olinda, no Recife), a Igreja de São Sebastião foi construída no século XVII, para louvar o protetor contra peste, a fome e a guerra, quando uma epidemia de febre amarela urbana (a “colera morbus”) atingiu Olinda.

Na época, o governador João Fernandes Vieira ordenou que se fizesse uma procissão penitente de São Sebastião, para exterminar a peste e, pouco tempo depois – em 1686 – iniciava-se a construção da igreja dedicada ao santo mártir, que existe até hoje.

Seu interior é marcado pelo estilo colonial português mas seus altares não têm o esplendor de outros templos olindenses. Muitas reformas aconteceram, ao longo dos tempos, descaracterizando muito do conjunto arquitetônico. Mas restam evidências do tempo de sua construção, especialmente depois da primorosa restauração ocorrida na década de 1980, capitaneada pelos restauradores do Laboratório de Restauro de Bens Móveis de Olinda, com recursos federais, estaduais e municipais. Nessa restauração, foi localizado o altar primitivo, em azulejos portugueses, na parede lateral esquerdo, que estava escondido por trás do retábulo de madeira existente. Uma solução primorosa foi então adotada: nesse retábulo, também restaurado, foram colocadas “dobradiças” que permitem afastá-lo da parede, com um gesto simples e apreciar o altar primitivo, na sua beleza.

No altar-mor está a imagem de São Sebastião, trazida de Portugal no século XVIII. Por muito tempo, era nessa igreja que os Bispos se paramentavam e seguiam, em carros episcopais diocesanos, em direção à Sé-Catedral.

É a Câmara de Olinda que administra essa igreja.

Nenhum comentário: