sábado, 28 de novembro de 2009

FINAL DE ANO REPLETO DE HOMENAGENS!


Em clima de homenagem o ano de 2009 termina com três diferentes momentos de reverência e carinho, na realização de eventos que marcam o centenário de nascimento de Dom Helder Camara, tão profundamente comemorado. Três momentos bastante significativos ocorrerão, em reverência ao profeta do século XX:

Na tarde do dia 1º de dezembro inicia-se, na Livraria Cultura, no Recife, o Seminário “HELDER – O HOMEM, O DOM, O REVOLUCIONÁRIO - VOZ, IDÉIAS E AÇÕES”.

Durante três dias (de 1º a 03/12) interessados e palestrantes rememorarão “O Homem, o Político, o Santo Revolucionário”; seus “Sonhos, desejos e realizações: seu legado”; sua palavra, a força do seu pensamento: a repercussão e efeitos das suas idéias." Filmes e documentários completarão esses momentos de aprendizado e de saudade,

O Seminário se inclui mas homenagens da Prefeitura de Cidade do Recife a Dom Helder, escolhido para ser reverenciado no NATAL DA PAZ de 2009. na capital pernambucana.

Também nesse dia 1º de dezembro, à noite, dois eventos muitos especiais acontecerão, um no Recife e outro em Olinda:

No Recife, no Museu do Estado de Pernambuco, às 19h, será o lançamento do livro ENTRELINHAS, reunindo poemas do grande poeta pernambucano Carlos Penna Filho, com anotações poéticas de Dom Helder, feitas de próprio punho, e primorosas lustrações de doze artistas pernambucanos renomados, num lançamento do Governo do Estado

Em Olinda, acontecerá a inauguração do Salão de Leitura, Cultura e Lazer “Dom Heder Camara”, da Biblioteca Pública de Olinda, com a abertura da Exposição “Dom Helder – Memória e Profecia do seu Centenário – 1909 / 2009”, que será feita pelo Arcebispo de Olinda e recife, Dom Fernando Saburido..

É, sem dúvida, um belo final do ano em que a memória de Dom Helder foi a tônica maior para o povo pernambucano, repercutindo e despertando outras tantas homenagens pelo Brasil e pelo mundo afora. Que bom!

Nenhum comentário: