sexta-feira, 27 de novembro de 2009

PERNAMBUCO FEZ BONITO...


Numa festa bonita e marcada pela emoção aconteceu a entrega da “ORDEM DO MÉRITO CULTURAL 2009”, a 50 personalidades que se destacaram em diversos campos da cultura, tanto no Brasil (a maioria) como em países de língua portuguesa, neste 25 de novembro passado.

A festa foi no Rio de Janeiro. Comitivas se deslocaram dos muitos recantos do Brasil e do mundo para viverem o inesquecível momento de serem agraciados, diante de uma platéia vibrante e diversificada e contando com as honrosas presenças do Presidente da República, dos Ministros da Cultura e dos Direitos Humanos e do Prefeito do Rio.

Pernambuco fez bonito... Diversos segmentos da cultura pernambucana mereceram destaque e fizeram por merecer a inclusão na seleta lista dos contemplados com essa honraria.

No palco e na platéia estavam representantes do BALÉ POPULAR DE PERNAMBUCO, do MAMULENGO SO-RISO (de Olinda), do MARACATU ESTRELA DE OURO (de Aliança), do MESTRE VITALINO (de Caruaru, in memoria) e dos artistas plástico PAULO BRUSKE e GILVAN SAMICO.

Nas imagens projetadas, cenas de cada um desses agraciados, mostrando o trabalho que fazem e que os tornou merecedores da homenagem. No palco, a arte e agilidade dos passistas do Balé Popular. No coração dos tantos pernambucanos ali presentes, o orgulho de saberem-se conterrâneos de tanta gente talentosa e criadora da beleza.

CULTURA é isso: a diversidade na criação, as muitas formas de expressar-se, a eternização no saber construído, a beleza na herança que fica para a posteridade. Pernambuco é CULTURA! Pernambuco é MÉRITO CULTURAL!

Nenhum comentário: