domingo, 6 de dezembro de 2009

OLINDA RESPIRA ARTE UMA VEZ MAIS....


É a 9ª edição da vitoriosa promoção “Olinda Arte em Toda Parte”, que movimenta o Sítio Histórico no período de 3 a 13 de dezembro deste ano. Uma infinidade de manifestações artísticas se distribui pelas ruas e ladeiras da cidade, possibilitando a constatação de que, no perímetro dos sítios históricos, a concentração de artistas e artesãos, das muitas formas de fazer Arte é uma dádiva!

Motivados pelo espírito natalino, um presépio de grandes dimensões se destaca na Praça do Carmo, criado pelo artista plástico e bonequeiro Fernando Augusto, tendo a bela Igreja do Carmo de Olinda ("a mais antiga igreja carmelita das Américas”) como “pano-de-fundo”. Uma sagrada família de 6m de altura, simboliza a tradição, a fé dos olindenses e dos que visitam a terra, nesse tempo de valorização da Arte.

Este ano, “Olinda arte em toda parte” homenageia o “Movimento da Ribeira”, que aconteceu no Sítio Histórico entre os anos de 1964 a 1972, deflagrado por vários artistas. O que foi esse movimento está sendo contado na exposição montada no Mercado da Ribeira.

E a diversidade de arte se distribui pelos ateliers espalhados pelas ladeiras e abertos até tarde da noite... Pelas instituições que oferecem temas de estudos e exposições temáticas, como a Biblioteca Pública de Olinda, o Instituto Histórico de Olinda... Pelas Igrejas que se abrem à visitação mostrando seu acervo sacro que remonta aos séculos XVI, XVII e XVII e acolhendo tendências várias de fazer-se Música... Pelas outras formas criativas de fazer Arte na Moda, na Gastronomia, no Artesanato e tantas e tantas expressões ...

Para facilitar o acesso às colinas do sítio histórico estão sendo disponibilizadas vans, pela Prefeitura de Olinda, que saem do Receptivo Turístico do Estado – na Praça do Carmo, transportando visitantes durante o evento, monitorados por estudantes de Turismo e fazendo paradas estratégicas pela cidade alta.

Nessa terra de costumes religiosos e de carnaval frenético, de talentos genuínos e cenário inesquecível, de bonecos gigantes e de manulengos deliciosos e irreverentes, de comida saborosa e diversificada, a Arte “escorre” por todos os lados e atrai a todos.

Vale a pena vir e ver!

Nenhum comentário: