terça-feira, 15 de dezembro de 2009

"DOM HELDER – CAMINHOS DA UTOPIA PARTILHADA”


Uma exposição original, comovedora, repleta de “luz”, é a mostra "DOM HELDER – CAMINHOS DA UTOPIA PARTILHADA”, montada pela Prefeitura da Cidade do Recife, dentro das homenagens que presta ao inesquecível Pastor, no celebração do NATAL DA PAZ, neste ano do centenário do seu nascimento.

São textos, são transcrições de cartas, são fotos dos muitos tempos dos seus 90 anos de vida, são pronunciamentos sobre ele... Um mundo de informações, primorosamente distribuídos na “Casa do Carnaval”, espaço cultural do Pátio de São Pedro, centro e coração da Capital pernambucana.

Andar por aqueles “caminhos” é re-descobrir um homem miúdo, franzino, de aparência frágil, que mostrou-se um gigante em idéias, em lutas a favor dos mais necessitados, fiel à sua Igreja até o último dia de sua longa vida...

A Exposição permanecerá ali até dia 15 de janeiro, quando dará lugar ao Carnaval, fazendo jus ao nome que ostenta, ainda que, preencher aquele lugar carnavalesco com essa temática de agora não deixe de ser também o registro sobre um homem que nasceu num dia de Carnaval, em 1909 e que gostou – como ninguém – de misturar-se aos blocos que o saudavam, a cada ano, no dia do seu aniversário, em fevereiro.

Viva Dom Helder, hoje e sempre!

Um comentário:

Pandora disse...

E viva mesmo, admiro demais a história e a força desse homem!!!