quinta-feira, 15 de novembro de 2012

336 ANOS DA CRIAÇÃO DA DIOCESE DE OLINDA



Do alto do morro, ela vê e é vista por todos que se aproximam. É a principal igreja do Arcebispado de Olinda e Recife e remonta ao século XVI, quando aqui chegou o donatário Duarte Coelho. Erguê-la era imperativo porque, como cabeça da capitania, seria a concretizaçao do que se ordenava no Alvará-Régio de 1534 - antes mesmo que aqui chegasse o senhor das terras – que indicava o Santíssimo Salvador do Mundo como titular da primeira paróquia a se fazer na nova terra.. Surgia então, singela e pequena, aquela que viria a ser a Igreja da Sé de Olinda.
 
Iniciada em 1540, sua construção primitiva foi em “taipa de mão e madeira”. Em 1578 já era uma “formosa matriz com três naves, com muitas capelas ao redor”. E foi na segunta metade do século XVII que ela se tornou a Catedral do Bispado que surgia.

Amanhã será esse dia: 16 de novembro. O ano foi 1676: criava-se a DIOCESE DE OLINDA, a 3ª diocese do Brasil, depois da Bahia e do Rio de Janeiro, pela Bula Papal "Ad sacram Beatri Petri". Era a organização da igreja no Norte e Nordeste do Brasil, subordinada à autoridade do Papa, sucessor do apóstolo Pedro. Em 1910 essa Diocese iria se tornar Arquidiocese de Olinda e, em 1918, Arquidiocese de Olinda e Recife, título que tem até os dias atuais.

Diocese é uma unidade geográfica localizada numa região, chefiada por um Bispo, sucessor direto dos apóstolos. A nossa -  a ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE - é a única do Brasil que tem duas titulações na sua identificação e duas cidades-irmãs nos seus domínios. A Catedral está em Olinda, na Igreja da Se e a có-catedral está no Recife, na Igreja de São Pedro dos Clérigos. Entre as duas são programadas as celebrações oficiais da AOR.

Temos 336 anos de história eclesiástica. E essa data - dia 16 de novembro – mais uma vez celebrada, marca a força de Olinda, no século XVII, escolhida que foi para abrigar a primeira Diocese do Norte e Nordeste do Brasil.

Que o Salvador do Mundo, padroeiro da Arquidiocese e de Olinda, proteja todos os que estão sobre a sua chancela, por todos os seus  Bispos e Arcebispos que a ela serviram e servem, e por nós, rebanho desses pastores de almas!


Nenhum comentário: