terça-feira, 31 de dezembro de 2013

ULTIMO DIA DO ANO DE 2013


Último dia do ano de 2013. De quantos sonhos ele foi precedido? Que esperanças o alimentaram, na sua chegada? O que meu coração pedia, respeitando as limitações e entraves que poderiam surgir e a vontade de ultrapassar todos os limites e fazê-lo vencedor?  

É sempre assim, não é?... As surpresas pelo caminho podem sugerir vacilos, medos, inseguranças... Mas a coragem de entregar-se à luta é mais forte e nos impulsiona, levando-nos a tentar, ainda que nem sempre dê certo.

Deus me foi generoso, permitindo-me um 2013 de significativas vitórias, pessoais e profissionais. Pequenas conquistas iam surgindo e compondo esse “leque” de afirmativas positivas de ações, cada uma delas um trampolim para o que poderia ainda vir.... Esse mesmo Pai celeste me colocou nas mãos de “anjos” que velaram pela minha saúde (que sofrera alguns “baques” num passado tão próximo) e me mantiveram em luta permanente para conseguir o equilíbrio necessário à vida com qualidade. E me deu a abençoada certeza de reerguer – fisicamente – duas “colunas” fortes, ambas carreando em si uma história buscada em décadas de estudos, agora materializadas de forma definitiva:     
·       * a reinauguração - em maio de 2013 - do Museu MEMORIAL NORONHENSE – Espaço Cultural Américo Vespúcio, na Vila dos Remédios, em Fernando de Noronha, dispondo os saberes noronhenses de forma museal, apresentando-se aos visitantes (os locais e os de fora) com imagens de rara beleza e forte significado;
·         * o re-lançamento – na Fliporto, em Olinda (em novembro) e no Memorial Noronhense, em dezembro - do livro FERNANDO DE NORONHA – CINCO SÉCULOS DE HISTÓRIA, em dez Capítulos, dando-se ao mundo nas filigranas de um tempo que quase sempre restava no poço do esquecimento dos homens e agora se entrega, inteiro, com seus fatos, seus artistas, seus poetas, seus estudiosos de todas as épocas.

Bem-vindo esse tempo que se fez verdade em 2013! Bem-vindas as homenagens que chegaram no rastro desse saber! Bem-vindos os amigos que permaneceram fieis na amizade e os novos que foram surgindo, nessa teia de afetos que cresce! Bem-vindos colaboradores que formaram fileiras para me ajudar a chegar tão longe!    
Tudo está preparado. Vamos adiante, em 2014, alimentando outros sonhos, buscando outros desafios, complementando todo aquilo que ainda precisa melhorar!

Que seja assim o nosso sentimento diante deste Ano Novo que nos acena! Que seja a PAZ o nosso anseio maior! Amém!

      


Nenhum comentário: