sábado, 1 de março de 2014

NO RECIFE, HOJE É O DIA DO GALO DA MADRUGADA!


 
Desde cedo, o povo inicia sua caminhada. Chegam de todos os cantos. A maioria tem mesmo que vir a pé, para escolher um lugarzinho, na multidão, onde possa brincar, cantar, aplaudir, fazer-se ver ou, simplesmente, olhá-lo majestoso, sobre a Ponte Duarte Coelho, ladeado e emoldurado pelo Rio Capibaribe, também repleto de barcaças, catamarãs, barquinhos... Lá vem o GALO!!! Na verdade, ele não vem... Ele espera. E sabe que as reverências já estão por perto!

A cena é muito especial. Para todos os lados da Ponte os foliões se acotovelam, espremem-se,  suam, aguardam sob o sol a chegada dos carros (de orquestras e cantores, famosos ou não) e os que conduzem alegorias. Um percurso extenuante, feito ao calor do Recife que “ferve” (não foi a corruptela dessa palavra que gerou a palavra “Frevo“)...

A manhã se agiganta. Sol a pino, suor pelo corpo e ansiedade na alma. Os que podem, olham a grande alegoria posta na ponte e esperam, até que a clarinada anuncie a chegada de “todo mundo”, fantasiado de forma criativa ou improvisada, em grupos ou solitários... Cumpre-se o ritual. O “sábado-gordo” que antecede o Carnaval vive o seu papel de alentador de sonhos e de festa!

É esse o clima do Recife, neste DIA DO GALO, registrado no recorde de ser “O maior bloco do mundo” e nos corações, como o emblemático símbolo de uma gente que tem razões para ser feliz, apesar de tudo!          

 E o grande homenageado de 2014 é o mestre ARIANO SUASSUNA, que diz ser agora, talvez, "o maior escritor do mundo", pela homenagem que recebe desde que é "o maior bloco do mundo". Grande Ariano!!!

Nenhum comentário: